CCBB-RJ alterna atividades de fim de ano entre eventos virtuais e encontros presenciais inspirados no natal


A programação de dezembro conta com visitas mediadas, encontros com atividades de criação artística para crianças, jovens e adultos e ainda apresentações e oficinas virtuais. Visita mediada em exposição do CCBB.
Divulgação/ CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil RJ (CCBB) irá oferecer, neste fim de ano, uma programação híbrida de encontros e exposições presenciais com cursos e apresentações on-line. Dentre as atividades, estão visitas mediadas às exposições do centro, uma oficina de saberes com criação artística e ainda atividades interativas e palestras no formato virtual.
Por meio do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação, o centro desenvolve ações que estimulam a experimentação, criação e reflexão artística com acompanhamento pedagógico e curatorial. No caso das atividades presenciais, o número de participantes é reduzido, com um fluxo único de circulação e medidas para evitar a disseminação da Covid-19.
Para realizar a visita, é necessário agendamento prévio pelo site do CCBB Educativo ou pelo aplicativo Eventim. Confira o calendário de atividades do mês de dezembro:
Práticas presenciais
Diariamente, são realizadas visitas mediadas à exposição “Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau”. Segunda, quinta, sexta e sábado, da 12h às 16h. Às quartas, a partir das 16h e domingos, a partir das 12h. Há ainda as visitas mediadas na língua brasileira de sinais (libras), às quintas e sábados, das 12h às 16h. A capacidade total é de seis pessoas.
Todos os sábados, às 15 horas, acontece “O Lugar de Criação” com atividades artísticas de criação e mediação cultural com a presença de crianças, jovens e adultos. A capacidade máxima é de até 12 pessoas.
Neste sábado (19) haverá dois eventos voltados para o público infantil e sua família. O primeiro começa às 10h na sala do educativo. Mediante agendamento prévio, 12 visitantes poderão participar da oficina de cartões de natal, explorando imagens e textos para presentear os familiares neste fim de ano.
Ainda no sábado, à 15h, será realizado “O Lugar de Criação – Jogos de arte” que irá promover encontros para criação de artes, brincadeiras e jogos.
Encerrando a programação presencial, no dia 26 de dezembro, haverá o último ” O Lugar de Criação” por meio de uma oficina de artes que irá oferecer aos visitantes exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos.
Programação digital
Na próxima segunda-feira (21), às 10 horas, será realizado “O Lugar de criação – A Vida dos Objetos” no formato virtual, disponível do site do educativo. Segundo a organização, o portal apresenta muitas opções com uma nova abrangência, possibilitando acesso de públicos de todo o território nacional.
Também no dia 21, às 14h, haverá um webinar com a temática “Processos Compartilhados – A Lida do desejo na gestão de projetos artísticos-culturais”. Serão levantadas questões que envolvem a dificuldade de aliar um projeto artístico-cultural aos editais de incentivo à cultura. O palestrante será Rogério Coelho, poeta e articulador do Coletivoz Sarau de Periferia desde 2008. O encontro on-line será realizado na plataforma Zoom e terá duração de 4 horas.
Encerrando a programação remota do mês, no dia 29 de dezembro, às 10h, haverá uma visita mediada à exposição “Egito Antigo – Do cotidiano à eternidade”. O programa “Com A Palavra” convida especialistas ou profissionais de referência para conduzirem visitas mediadas. Nesta edição, a arqueóloga e historiadora Cintia Gama é quem conduz o público pelas galerias da exposição.
O CCBB afirma que “os protocolos especiais de visita e permanência nos espaços culturais do país são necessários para a segurança de todos”. As atividades presenciais no centro têm número de participantes reduzidos, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento social.
VÍDEOS: Os mais vistos do Rio nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.