Cergral alerta para risco de árvores em contato com a rede elétrica


Mais de 80% das quedas de energia são decorrentes das árvores em redes elétricas As árvores ou plantas altas vistas como questões estéticas e de renda no meio rural e que, contribuem para a redução de gases poluentes no ar e para a melhoria climática, geram, ao mesmo tempo, vários problemas. Segundo o presidente da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), João Vânio Mendonça Cardoso, o risco representado está na poda das árvores que exige muito cuidado.
O crescimento das árvores pode fazer com que elas entrem em contato com a fiação da rede elétrica gerando problemas no fornecimento de energia, curtos-circuitos, oscilações e até mesmos acidentes por estarem com os galhos em contato com a rede energizada.
João Vânio Mendonça Cardoso, presidente da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral)
Divulgação
Vaninho lembra que as plantas altas causam danos à rede elétrica e grandes prejuízos às atividades econômicas. “Em caso de galhos que estejam tocando a rede elétrica a cooperativa deve ser informada para se tomar as devidas providências, evitando transtornos e riscos à própria vida”, acentua.
Lembra que, as árvores de grande porte acabam quase sempre tocando na rede de distribuição e facilmente recebem condução de energia. Neste caso, uma simples aproximação com a planta pode causar acidentes.
O risco ainda é maior quando tentam podar as árvores próximos da rede energizada e com o uso de objetos metálicos para a poda, que são condutores de energia e acabam potencializando o choque elétrico.
Prevenção
A Cergral alerta que, após a chuva, a situação ainda é mais grave, com as árvores ficando muito mais energizadas pela rede elétrica e podendo ocasionar choques nas pessoas, mesmo que não tenham contato físico com a planta.
A orientação da Cergral é que a poda de árvores não deve ser feita com a rede energizada, especialmente se a fiação estiver próxima delas. Comunicar a cooperativa para que ela possa proceder com este trabalho, com toda a segurança necessária, é a medida mais correta e sensata.
Mais de 80% das quedas de energia são decorrentes das árvores em redes elétricas, especialmente em dias de tempo ruim. Ao plantar árvores, faça isso longe das redes de energia.
Saiba mais sobre podas e prevenção no especial FECOERUSC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.