Cerveja catarinense: produção artesanal é uma das marcas de Blumenau

Cerveja também é história e tradição. Se em Santa Catarina os italianos deixaram, entre tantas outras, a tradição do vinho, os alemães por sua vez deixaram a da cerveja. A escola cervejeira alemã é a mais tradicional de todas. Mas não se engane. Escolas cervejeiras não significam locais onde se ensina a técnica da produção de cervejeiras. O termo se refere a nações que tiveram grande importância e influência na criação e na produção de cervejas. Além da escola alemã, também há a belga, a inglesa e a americana. 

Foto: iStock/Divulgação

É dos alemães a Reinheitsgebot, Lei da Pureza, do ano de 1516. A lei limitava os ingredientes a serem usados na produção de cerveja água, malte de cevada e lúpulo. Demais ingredientes como frutas, ervas e outros cereais não eram permitidos. Isso preservou a qualidade da bebida e deu fama à cerveja alemã. 

Mas a receita alemã não é a única a ser produzida no estado. Há outros estilos, para todos os gostos. A tradição por aqui é de bastante tempo! A primeira cervejaria da região surgiu em 1860. 

O polo cervejeiro do estado é o Vale do Itajaí, onde se localiza a cidade que é a Capital Nacional da Cerveja. Estamos falando de Blumenau, a terra da Oktoberfest, do Festival Brasileiro da Cerveja e da primeira faculdade de cerveja e malte da América Latina. É de lá também que vem a cervejaria que criou o primeiro concurso de cervejas artesanais do Brasil.  

Bierland, uma grande premiada

A Bierland foi fundada em 2003 e é uma das maiores cervejarias artesanais e uma das que estão a mais tempo na região. Em seu currículo, soma mais de 120 medalhas em competições nacionais e internacionais, o que a tornou uma das cervejarias mais reconhecidas no país. 

A tradução de Bierland do alemão para o português é “Terra da Cerveja”. Uma referência à sua terra natal, Blumenau, e também uma alusão a sua extensa produção, mostrando para o que veio. A cervejaria trabalha com 16 diferentes tipos de cerveja, inspiradas em diversas escolas cervejeiras como a alemã, a americana, a belga e a inglesa. Essas são as receitas base da produção que ganha toques de criatividade do mestre cervejeiro. 

Onde encontrar?

A fábrica não é aberta à visitação. Ao lado dela fica a Bierland Outlet. Lá você encontra todas as cervejas da marca, tanto avulsas como em fardos. Há opções também de kit para presentes, acessórios e até souvenirs.

A Bierland está localizada na Rua Gustavo Zimmermann, 5361, no bairro Itoupava Central. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h15 às 12 horas e das 13 às 17h30. 

Eisenbahn, tradicionalmente alemã

Eisenbahn, em Blumenau – Foto: Clio Luconi | Prefeitura Municipal de Blumenau/Divulgação

Uma cervejaria brasileira que tem a alma alemã. É assim que a Eisenbahn se entende e se define. Todas as cervejas feitas pela fábrica seguem a Lei Alemã de Pureza, aquela dos anos de 1516. Para isso, a cervejaria contou com a experiência de mais de 30 anos de um mestre cervejeiro alemão, formado na Wihenstephan, a melhor universidade de cervejeiros do mundo, que fica na Alemanha. 

Atualmente, a Eisenbahn produz quatro estilos de cerveja: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e American IPA. Além destes, a cervejaria também tem um portfólio sazonal composto pelos rótulos Session IPA, Dunkel, Weizenbock, Strong Golden Ale, 5 Dry Hopped e Kölsch.

A Eisenbahn já recebeu mais de 100 prêmios internacionais. Em 2007 foi responsável pela criação do Eisenbahn Mestre Cervejeiro, primeiro concurso de cervejas artesanais do Brasil. 

Onde encontrar?

A Eisenbahn fica na Rua Bahia, 5181, no bairro Salto Weissbach. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. 

Container British Beer, a cervejaria inglesa

Da influência cervejeira alemã vamos para a inglesa. Essa é a Container British Beer, uma cervejaria criada em 2012 por um grupo de quatro amigos que adoravam fabricar e apreciar cervejas artesanais. Desde seu início, a intenção era oferecer cervejas inspiradas na escola inglesa, em uma região onde há grande presença da escola cervejeira alemã. Para isso trouxeram um mestre cervejeiro da Inglaterra para auxiliar nas receitas. 

Deu tão certo que a Container é a primeira cervejaria de estilo inglês do Brasil que é reconhecida pelo consulado inglês em Brasília. Atualmente, a empresa tem em seu catálogo oito tipos diferentes de cerveja. Além da visitação na fábrica, que é possível mediante agendamento para conhecer o processo de produção, vale muito a pena conhecer o pub da cervejaria. É o cenário perfeito que completa a degustação das cervejas Container

O ambiente fica no meio da fábrica. Isso mesmo! E busca trazer a atmosfera do Reino Unido para dentro de Blumenau. Suas paredes são cheias de quadros, referências, personalidades. Os móveis seguem a mesma linha britânica. Já a trilha sonora não podia deixar de ser o bom e velho rock’n’roll. Na entrada do pub também há uma loja onde o visitante pode comprar as cervejas Container e também souvenirs como copos, camisa, chaveiro, kits, entre outros produtos. 

Onde encontrar?

A cervejaria e o pub ficam na Rua Gustavo Zimmermann, 4764, bairro Itoupava Central. O pub funciona as quartas, quintas e sextas-feiras, das 18h até meia noite. Aos sábados, das 10h30 a meia noite. Aos domingos, segundas e terças fica fechado.
A visitação pode ser feita durante a semana no período da tarde ou aos sábados a partir das 11 horas. 

Bier Vila Blumenau, um lugar de muitos sabores

Bier Vila, em Blumenau – Foto: Daniel Zimmermann | Secretaria de Turismo de Blumenau/Divulgação

Se você quiser ir em um local para experimentar diferentes tipos de cerveja, de distintas cervejarias, este lugar é a Bier Vila Blumenau. O restaurante fica dentro da Vila Germânica, local tradicional da cidade, onde ocorre a Oktoberfest. Lá você encontra mais de 300 rótulos locais e internacionais. O foco são as cervejas artesanais e de alta qualidade. Desde sua fundação em 2010, o restaurante nunca trabalhou com cervejas comerciais. Por isso mesmo, o espaço se tornou uma referência no universo cervejeiro.

A Bier Vila foi eleita, por três anos consecutivos, o segundo melhor bar cervejeiro do Brasil pela enquete do jornalista especialista em cervejas Bob Fonseca, de São Paulo. Além da bebida, o local conta com variedade de comida em seu cardápio que vai da tradicional gastronomia alemã , passa por risotos e chega em petiscos e porções. Isso tudo o torna um lugar de ótimas experiências gastronômicas. Para completar o cenário e as sensações, há sempre música ao vivo, nos estilos MPB, e música típica germânica.

Onde encontrar?

A Bier Vila Blumenau fica na Rua Alberto Stein, 199, bairro Velha. Seu horário de funcionamento é das 10 às 23 horas em todos os dias. 

Cervejaria Blumenau

“Uma cidade apaixonada por cerveja só poderia dar nome a uma cerveja apaixonada por uma cidade”. É assim que a Cervejaria Blumenau explica seu nome. A relação com a cidade é tão próxima que até os nomes da maioria de suas 15 cervejas trazem no nome referências da região.
É o caso da Capivara Little Ipa, que homenageia o animal que está sempre às margens do Rio Itajaí-Açú; da Ipê Amarelo, em referências às árvores da cidade; da Frida Blonde Ale, em alusão à forma como as mulheres são chamadas; e também da cerveja 1850 – Barley Wine, que traz no nome a data de fundação de Blumenau. A cervejaria nasceu no ano de 2015.  

Onde encontrar?

É possível visitar a fábrica de segunda-feira a sábado, em horários agendados entre 10h e 16 horas. A cervejaria fica na rua Arno Delling, 388, no bairro Itoupavazinha.

Cervejaria Feldmann, a primeira de todas

Uma das mais antigas cervejarias do Brasil está em Blumenau. É a Cervejaria Feldmann que iniciou sua produção no final do século 19, fundada por Heirich Feldmann Sênior. Dentre as cervejarias mais antigas do país, ela é uma das mais bem preservadas. Sua estrutura tem mais de 115 anos. Seu acervo conta com o tanque onde se fazia o preparo da cerveja, os porões onde eram guardadas as bebidas, além de quadros e mobílias que contam a história da família e por sua vez da tradição cervejeira de Blumenau.  

Suas paredes de pedra conservam um clima frio no ambiente, ideal para a refrigeração das bebidas que produziam. A Cervejaria Feldmann foi a primeira do país a produzir cerveja do tipo Bock, um estilo de cerveja que pertence à família das Lagers, feita com maltes mais claros e malte de trigo. Além da bebida, a empresa também fabricava licores e refrescos. A última produção da cervejaria foi em 1954. 

Onde encontrar?

Você pode viajar no tempo e conhecer mais dessa história visitando a casa da antiga fábrica, que faz parte da Rota do Vale da Cerveja. Ela está localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermann, 16230, no bairro Vila Itoupava. 

Museu da Cerveja

Por toda tradição cervejeira de Blumenau, você deve imaginar que o Museu da Cerveja é um dos principais atrativos turísticos da cidade, não? Se pensou, acertou! Apenas em 2019, mais de 84 mil pessoas visitaram o espaço: sejam brasileiros e até de 59 países diferentes.
No museu, o visitante pode conhecer melhor a história da cerveja, como ela foi feita desde sua origem e também a relação de Blumenau com a bebida. 

No acervo, estão panelas e utensílios usados na fabricação de cerveja. Está lá também a primeira chopeira usada na Oktoberfest, em 1984, e os cartazes de todas as edições da festa.  O museu sempre foi administrado pela Prefeitura Municipal de Blumenau. No entanto, a partir de 2021, a Cervejaria Blumenau administrará o espaço por uma concessão de dez anos. Uma de suas responsabilidades será ampliar as atrações do espaço, utilizando formas inovadoras e promovendo o museu como um centro de referência nacional. 

Endereço:

O Museu da Cerveja fica na praça Hercílio Luz, no Centro de Blumenau. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas, mediante agendamento. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.