Cinco banhistas são resgatados de afogamento na praia da Barra do Ceará, em Fortaleza

Duas delas eram adolescentes, de 13 e de 14 anos, do sexo feminino, informou a Guarda Municipal. Cinco pessoas vítimas de afogamento foram resgatadas pela Guarda Municipal, neste domingo (13), na Barra do Ceará, em Fortaleza. De acordo com a instituição, duas eram adolescentes, de 13 e de 14 anos, do sexo feminino.
Os casos ocorreram entre 9h e 14h, quando a equipe da Inspetoria de Salvamento Aquático fazia patrulhamento na faixa de areia da praia da Barra do Ceará, próximo ao Marco Zero.
Também segundo a equipe, além das adolescentes, três jovens, um de 28 e dois de 24 anos, foram resgatados. Nenhum apresentou sinais de que havia consumido bebida alcoólica, conforme a Guarda Municipal.
De acordo com o guarda-vidas Alan Queiroz, entre novembro a março, o mar fica mais agitado, e as ocorrências de afogamento aumentam significativamente.
“Apesar de ser bem rotineiro, nenhum desses casos de hoje envolveu pessoas que haviam consumido bebida alcoólica. Foi displicência mesmo, de nadar onde não conhece, onde tem correnteza, sem perguntar nada a ninguém, e aí se afoga”, explicou o guarda-vidas.
Registros de afogamentos
Segundo dados da Guarda Municipal, Fortaleza apresenta redução dos índices de afogamento neste ano. Até a última semana de novembro, em 2020, foram registradas 85 ocorrências, correspondendo a uma diminuição de 60% em comparação com igual período de 2019, quando foram contabilizados 213 acidentes.
Os servidores da Inspetoria de Salvamento Aquático estão distribuídos em seis pontos da orla de Fortaleza: Barra do Ceará, Carapebas, Ponta Mar, Luzeiros, Praia de Iracema e Náutico. Os guarda-vidas podem ser procurados e acionados nos postos, que funcionam todos os dias, de 8h às 17h.
Conforme a instituição, o projeto “Vidas Seguras” distribui para crianças abaixo de 12 anos pulseiras para identificar os pais ou responsáveis presentes no local. Além disso, rotineiramente, os guarda-vidas realizam abordagens preventivas a banhistas, com dicas para o banho de mar seguro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.