Com problemas estruturais, centro de saúde de Campinas será fechado e terá atendimentos remanejados


CS São Vicente tem rachaduras, mofo e infiltrações nas paredes, além de mato alto no pátio. A partir de 21 de dezembro, pacientes do local serão atendidos no prédio de uma antiga escola. Estrutura precária provoca fechamento de posto de saúde de Campinas
O Centro de Saúde (CS) São Vicente, em Campinas (SP), será fechado e terá que remanejar os atendimentos para uma antiga escola por conta de problemas estruturais graves. De acordo com a prefeitura, a partir do dia 21 de dezembro, os moradores da região deverão procurar o prédio provisório no bairro Jardim São Pedro para terem acesso aos serviços de saúde.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve na unidade do São Vicente na manhã desta sexta-feira (11) e encontrou paredes com rachaduras, mofo e infiltrações, além de mato alto na área externa. Além disso, vídeos feitos por pacientes mostram a unidade alagada em um dia de chuva. Veja acima.
“Isso é uma falta de respeito com a população que precisa de posto. Nunca precisei vir aqui quando estava chovendo, mas quem já veio, disse que é melhor ficar fora [da unidade] do que dentro”, reclama a aposentada Hilda Santos.
As condições da estrutura do CS são tão precárias que não será possível reformar o local: a prefeitura terá de construir um novo. Nesta sexta, um consultório e uma sala de esterilização da unidade já estão interditados.
Rachadura em parede do CS São Vicente, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Mofo em parede do CS São Vicente, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Mato alto se acumula na área externa do CS São Vicente, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Nova unidade gera reclamações
Além da escola “Ping Pong”, o local no qual o CS São Vicente funcionará provisoriamente já abrigou por um tempo o CS Santa Odila e o CS Jardim Esmeraldina. A mudança para receber a estrutura do posto começará a ser feita na unidade a partir de quarta-feira (16).
Do antigo endereço para o novo, a distância existente é de cerca de 2 km. Muitos pacientes que costumavam ir à pé ao antigo local reclamaram que, a partir de agora, morarão longe de sua unidade de atendimento médico.
“É muito longe para nós irmos lá [bairro Jardim São Pedro]. Nós [moradores] não queríamos que saísse daqui, mas que arrumassem um lugar mais perto. E quem tem problemas nas pernas? Vai ter que ir lá naquele ‘cafundó do Judas’?”, reclama a aposentada Alice Elias.
Aposentada reclama de nova distância do CS onde será atendida em Campinas (SP): ‘E quem tem problemas nas pernas?’
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura?
Procurada pela EPTV, a Administração Municipal reconheceu os problemas da unidade existente no Jardim São Vicente e disse que vai construir um novo posto de saúde para os moradores da região. A nova unidade será feita na Rua 1 do Condomínio Parque dos Campos.
Segundo a gestão, o projeto de construção já está pronto, a ordem de serviço deverá ser assinada até o fim deste ano e, a partir disso, o prazo de conclusão dos trabalhos será de 12 meses. Enquanto isso, os atendimentos continuarão ocorrendo na antiga escola do São Pedro.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.