
CS São Vicente tem rachaduras, mofo e infiltrações nas paredes, além de mato alto no pátio. A partir de 21 de dezembro, pacientes do local serão atendidos no prédio de uma antiga escola. Estrutura precária provoca fechamento de posto de saúde de Campinas
O Centro de Saúde (CS) São Vicente, em Campinas (SP), será fechado e terá que remanejar os atendimentos para uma antiga escola por conta de problemas estruturais graves. De acordo com a prefeitura, a partir do dia 21 de dezembro, os moradores da região deverão procurar o prédio provisório no bairro Jardim São Pedro para terem acesso aos serviços de saúde.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve na unidade do São Vicente na manhã desta sexta-feira (11) e encontrou paredes com rachaduras, mofo e infiltrações, além de mato alto na área externa. Além disso, vídeos feitos por pacientes mostram a unidade alagada em um dia de chuva. Veja acima.
“Isso é uma falta de respeito com a população que precisa de posto. Nunca precisei vir aqui quando estava chovendo, mas quem já veio, disse que é melhor ficar fora [da unidade] do que dentro”, reclama a aposentada Hilda Santos.
As condições da estrutura do CS são tão precárias que não será possível reformar o local: a prefeitura terá de construir um novo. Nesta sexta, um consultório e uma sala de esterilização da unidade já estão interditados.
Rachadura em parede do CS São Vicente, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Mofo em parede do CS São Vicente, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Mato alto se acumula na área externa do CS São Vicente, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Nova unidade gera reclamações
Além da escola “Ping Pong”, o local no qual o CS São Vicente funcionará provisoriamente já abrigou por um tempo o CS Santa Odila e o CS Jardim Esmeraldina. A mudança para receber a estrutura do posto começará a ser feita na unidade a partir de quarta-feira (16).
Do antigo endereço para o novo, a distância existente é de cerca de 2 km. Muitos pacientes que costumavam ir à pé ao antigo local reclamaram que, a partir de agora, morarão longe de sua unidade de atendimento médico.
“É muito longe para nós irmos lá [bairro Jardim São Pedro]. Nós [moradores] não queríamos que saísse daqui, mas que arrumassem um lugar mais perto. E quem tem problemas nas pernas? Vai ter que ir lá naquele ‘cafundó do Judas’?”, reclama a aposentada Alice Elias.
Aposentada reclama de nova distância do CS onde será atendida em Campinas (SP): ‘E quem tem problemas nas pernas?’
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura?
Procurada pela EPTV, a Administração Municipal reconheceu os problemas da unidade existente no Jardim São Vicente e disse que vai construir um novo posto de saúde para os moradores da região. A nova unidade será feita na Rua 1 do Condomínio Parque dos Campos.
Segundo a gestão, o projeto de construção já está pronto, a ordem de serviço deverá ser assinada até o fim deste ano e, a partir disso, o prazo de conclusão dos trabalhos será de 12 meses. Enquanto isso, os atendimentos continuarão ocorrendo na antiga escola do São Pedro.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas