Começam nesta segunda (14) as inscrições para processo seletivo sem provas da UFT


Ao todo, são oferecidas 223 vagas para cursos superiores. Estudantes serão selecionados por meio da análise curricular. UFT oferece 223 vagas em processo seletivo
Divulgação/Audiovisual UFT
Começa nesta segunda-feira (14) o período de inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que oferece 223 vagas em cursos superiores. Desta vez, a seleção será diferente, feita por meio de uma análise curricular. Ou seja, não haverá provas, como acontece nos vestibulares tradicionais.
As inscrições, sem pagamento de taxa, seguem até o dia 22 de dezembro e serão feitas por meio do site da Copese. Conforme o edital, poderão participar candidatos com certificado de conclusão do Ensino Médio.
As oportunidades estão distribuídas em 17 cursos, nos campus de Araguaína, Miracema, Gurupi, Arraias, Palmas e Porto Nacional.
A universidade explica que a forma de ingresso prevê a análise das experiências que os candidatos tiveram ao longo de sua trajetória, tanto estudantil como profissional.
Só após a banca examinadora analisar os documentos que comprovam as atividades é que será realizada a classificação. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 11 de janeiro de 2021. Todos os detalhes estão disponíveis no edital.
Os resultados do processo seletivo serão válidos somente para o 2º semestre letivo de 2020, com início previsto para 20 de janeiro do próximo ano.
O pró-reitor de graduação da UFT, Eduardo Cezari, explica que esse processo permite que candidatos que não participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também possam concorrer a uma vaga.
“O Psac [Processo Seletivo por Análise Curricular] é uma forma de ingresso que prevê a análise das experiências que os candidatos tiveram ao longo de sua trajetória, seja ela estudantil ou profissional”, diz. Para isso, serão analisados os documentos comprobatórios para que seja feito o ranqueamento dos candidatos. “É um processo novo nos processos seletivos para cursos presenciais, mas que já é uma experiência bem sucedida no EaD”, acrescenta.
Veja os cursos
Física (Licenciatura) – Araguaína
Geografia (Licenciatura) – Araguaína
Gestão de Turismo (Tecnológico) – Araguaína
História (Licenciatura) – Araguaína
Química (Licenciatura) – Araguaína
Matemática (Licenciatura) – Arraias
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Bacharelado) – Gurupi
Engenharia Florestal (Bacharelado) – Gurupi
Química Ambiental (Bacharelado) – Gurupi
Pedagogia (Licenciatura) – Miracema
Serviço Social (Bacharelado) – Miracema
Filosofia (Licenciatura) – Palmas
Teatro (Licenciatura) – Palmas
ABI – LETRAS** (Licenciatura) – Língua Portuguesa e Literaturas ou Língua Inglesa e Literaturas – Porto Nacional
Ciências Biológicas (Licenciatura) – Porto Nacional
Geografia (Bacharelado) – Porto Nacional
História (Licenciatura) – Porto Nacional
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.