Comércio do Recife registra movimento intenso no penúltimo domingo antes do natal


No bairro de São José, na região central da capital, havia um grande número de pessoas circulando pelas ruas com sacolas neste domingo (13). Algumas ruas do Centro do Recife tiveram movimento intenso neste domingo (13)
Reprodução/TV Globo
O penúltimo domingo (13) antes do natal foi de movimento intenso no bairro de São José, região central do Recife. Famílias, algumas com crianças, foram vistas circulando pelo comércio com sacolas em ruas tomadas por pessoas, muitos usando máscara conforme recomendado pelas autoridades.
Shoppings ampliam horário; veja como fica
Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco
Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Para incentivar as vendas de final de ano e evitar aglomerações, o comércio de rua passou a abrir aos domingos desde o fim de novembro. As lojas também foram autorizadas pelo governo estadual a ampliar os horários de funcionamento.
De acordo com o governo, os shoppings e lojas de rua podem funcionar das 9h à meia-noite. Cada centro de compras tem seu horário próprio, alguns ampliando apenas mais próximo do natal.
Pessoas que trabalham a semana inteira aproveitaram a folga para fazer compras, como a diarista Lucinéia da Silva, que mora em Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, e viajou 56 quilômetros para fazer compras na capital.
“Sou do interior e vim para cá aproveitar. Vim atrás de roupa e sapato para mim e para outras pessoas. Depois dessa pandemia, a gente tem que se reanimar e fazer boas compras”, contou Lucinéia.
Empregada doméstica Fabiana Fernandes da Silva foi com as filhas adiantar as compras de final de ano no Centro do Recife, neste domingo (13)
Reprodução/TV Globo
A empregada doméstica Fabiana Fernandes da Silva foi com as filhas fazer compras de final de ano, incluindo roupas, sapatos e maquiagem. “Eu vim ver os presentes com as crianças. Eu trabalho de segunda a sexta, vim sábado e domingo para não ficar tão pesado”, relatou.
O fiscal de loja Thawan Jovino de Oliveira afirmou que o mês de dezembro começou com movimento fraco, mas estava otimista com o aumento do movimento. “Agora está melhorando, a loja está ficando mais cheia”, afirmou Oliveira.
Campanha da CDL
Domingo (13) foi de movimento intenso em ruas do bairro de São José, na região central do Recife
Reprodução/TV Globo
Além de abrir aos domingos, a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital pernambucano lançou uma promoção para incentivar ainda mais os consumidores: a cada R$ 50 em compras nas lojas credenciadas, os clientes ganham um cupom. Quem paga usando algumas maquinetas específicas e alguns cartões recebe cupons a mais.
O coordenador do Centro de Apoio ao Lojista da CDL, Paulo Monteiro, apontou que a campanha em 2020 é ainda mais importante que em outros anos. Além de lojas do Centro, há também locais credenciados em shoppings do Grande Recife.
“Esse ano a campanha se reveste de uma importância ainda maior devido ao momento que a gente vive. As sequelas deixadas pela pandemia no varejo foram muito grandes. Então, a campanha visa ajudar no processo de recuperação das vendas aproveitando esse momento de natal”, afirmou.
Movimento em loja no Centro do Recife neste domingo (13)
Reprodução/TV Globo
Como forma de evitar aglomerações para impedir a propagação do vírus da Covid-19, a troca de cupons este ano é pelo site da campanha, onde deve ser feito o cadastramento das notas.
Segundo a CDL, o sorteio acontece no dia 8 de janeiro. Entre os prêmios, estão um carro e cinco vales-compra de R$1.000. O regulamento está disponível no site do Natal Premiado 2020.
Comércio do Centro do Recife abre aos domingos até o final do ano
VÍDEOS: as mudanças no lazer e no entretenimento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.