Coronavírus: Governo do Paraná prorroga toque de recolher em todo o estado por mais 10 dias


Toque de recolher está vigente no estado desde o último dia 2 de dezembro. Medida restringe circulação de pessoas entre 23h e 5h. Governo do Paraná prorrogou toque de recolher em todo o estado
Giuliano Gomes/PR PRESS
O Governo do Paraná prorrogou o toque de recolher por mais 10 dias, entre 23h e 5h, em todo o estado. A medida começa a valer no sábado (19) e tem validade até 28 de dezembro, com possibilidade de nova prorrogação.
O decreto, assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD), foi publicado nesta quinta-feira (17).
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
O toque de recolher está vigente no estado desde o último dia 2 de dezembro.
No decreto, o governo destacou que a restrição não se aplica aos serviços considerados essenciais.
Segundo o governo, a decisão de manter as medidas restritivas de circulação de pessoas foi tomada com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus.
“Nós levamos em conta os números [para prorrogar a medida]. Continuamos com os hospitais cheios, necessitando de vagas. Estamos ampliando o que conseguimos. Mas essa possibilidade de restrição de movimentação na madrugada associada à restrição de consumo de bebida alcoólica tem nos ajudado”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
No documento, o governo ressalta que a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 está acima da média de capacidade e a expansão de leitos está na última fase, uma vez que há falta de recursos para a abertura de novos leitos.
O documento prevê, ainda, a proibição de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas. Crianças de até 14 anos não entram no cálculo.
O governo ainda reforçou que as pessoas comemorem as datas de fim de ano com os núcleos familiares, sem aglomerações.
O Paraná tem 356.992 casos confirmados do novo coronavírus, com 239.920 pessoas recuperadas e 7.057 mortes registradas pela doença, de acordo com o último boletim divulgado pela Sesa.
Ainda segundo a Sesa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para pacientes suspeitos ou contaminados pela doença está em 86% e de enfermaria em 63% no Paraná.
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Veja mais notícias do estado em G1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.