Coronavírus: Minas Gerais tem mais de 5 mil novos infectados e 80 mortos em 24 horas


Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de MG neste sábado, total de casos confirmados no estado chega a quase 465 mil. Até este sábado (12), Minas Gerais já teve 464.545 casos confirmados de coronavírus, dos quais 10.645 acabaram em morte. Nas últimas 24 horas, foram 5.008 novos casos confirmados e 80 mortes.
Na sexta-feira (11), Minas teve recorde de registros de pacientes infectados no estado: foram 6.173 a mais, sendo 66 óbitos. Até então, o maior número de casos em 24 horas no estado tinha sido registrado em 26 de junho (6.122 casos), e na época isso tinha sido atribuído a uma mudança na metodologia de coleta de dados. Registros que estavam represados nas prefeituras foram incluídos, de uma vez só, no boletim do governo estadual.
Já o recorde desta vez pode ser atribuído à “diminuição da atenção aos protocolos de segurança, ou seja, redução do uso de máscaras, afrouxamento no distanciamento social mínimo e não higienização constante das mãos”, destacou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que ainda disse ter recebido “relatos de aglomerações decorrentes das campanhas eleitorais”.
Médicos fazem apelo para população respeitar isolamento social e usar máscaras: ‘Não é momento de relaxar’; VÍDEOS
A pasta também atribui o recorde a ampliação de testagem, a partir de outubro. “Em setembro eram realizados 1.125 testes por dia e, atualmente esse número é de 3.206 testes por dia, o que aumenta proporcionalmente a positividade”.
Governo de MG divulga plano de contingência para vacinação contra a Covid-19; veja detalhes
Dentre os pacientes infectados pela Covid-19, 33.736 seguem em acompanhamento, internados ou em isolamento domiciliar. E 420.164 são considerados “recuperados” da doença, ou seja, são pessoas que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias e estão há 72 horas assintomáticos e sem intercorrências.
Veja os dados em todos os 853 municípios mineiros
Conheça as histórias de algumas vítimas do coronavírus
Rostos e histórias por trás dos números: algumas vítimas do novo coronavírus em Minas Gerais.
Arquivo pessoal
Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil volta a subir e indica aceleração da pandemia
Os vídeos mais vistos no G1 Minas nesta semana:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.