
Aplicação aconteceu entre 3 de dezembro até o último domingo (3). Pituba registrou 147 positivos; Itapuã teve 137; Pernambués detectou 138 casos. Testes rápidos em Brotas detectam 316 pessoas diagnosticadas com Covid-19
Prefeitura de Salvador/Divulgação
A aplicação de testes rápidos no bairro de Brotas, em Salvador detectou 316 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 entre 3 de dezembro e o último domingo (3). O bairro lidera o ranking com o maior número de resultados positivos.
Segundo a prefeitura, pouco mais de 5 mil pessoas já foram testadas para a doença em diversas localidades da capital baiana durante esse período. Em Brotas e na Pituba, foram realizados 3.339 testes rápidos para detecção da Covid-19, sendo 147 resultados positivos no segundo bairro.
Já em Itapuã e Pernambués, que tiveram as testagens iniciadas na última segunda-feira (7), 1.856 moradores foram testados. Destes, 275 tiveram resultado positivo, sendo 137 em Itapuã e 138 em Pernambués.
O procedimento é feito através de uma punção digital, um furo no dedo, depois do paciente fazer um cadastro com os agentes de saúde. O resultado é encaminhado até as 18h do mesmo dia, por meio de mensagem de texto, para o celular da pessoa. Em caso de resultado positivo para o coronavírus, o cidadão é orientado a fazer o isolamento e a contraprova.
Além das ações nos bairros, a população pode fazer o teste em postos de saúde e em todas as 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da cidade. Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 223.205 testes para detecção da doença até hoje.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do BATV
Ouça ‘O Assunto’