Crianças propõem soluções para melhorar o futuro


Estudantes de Goiânia desenvolveram projetos de intervenção social para contornar problemas durante a pandemia. Pequenas ações são capazes de gerar grandes mudanças? Para os estudantes do Colégio Marista de Goiânia, a resposta é sim. Durante o ano, crianças com idades entre 6 e 11 anos desenvolveram projetos e soluções para contribuir com um mundo melhor. Com o tema: “Qual é o futuro que queremos?” eles refletiram e chegaram a diferentes soluções para contribuir com a comunidade em que vivem, de diferentes formas, mas sempre com um resultado prático no final.
Os principais temas dos Projetos de Intervenção Social (PIS) abordam solidariedade, sustentabilidade e atitudes positivas. Os assuntos escolhidos em cada turma foram explorados de maneira interdisciplinar e geraram iniciativas como: reciclagem e confecção de brinquedos para doação; prática de empatia e cuidados durante a pandemia; arrecadação de mantimentos; entre outras.
Crianças propõem soluções para melhorar o futuro
Acervo
Soluções para um mundo melhor
Os resultados foram compartilhados durante o 3º Fórum com Crianças, evento online que ocorreu em outubro, e gerou mais de 120 encontros para compartilhar as intervenções realizadas pelas turmas, entre milhares de participantes de quatro estados diferentes.
Para a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista de Goiânia, Andrea Prado, o PIS é uma forma de exercitar o protagonismo e a solidariedade desde cedo. “Despertar o olhar sensível e crítico das crianças para as diferentes situações que as rodeiam e estimular a busca por soluções geram experiências muito ricas. Os alunos conseguem pôr em prática o que aprendem na escola e colher os frutos do seu projeto, reforçando a importância do protagonismo”, analisa. “Neste ano, contamos também com a maior proximidade da família, que se engajou com as crianças nos desafios”, conclui.
Além do Fórum, uma plataforma online foi criada para registrar os projetos com maior visibilidade construídos pelos alunos. Ela pode ser visitada por meio do link: https://maristalab.com.br/o-futuro-que-queremos/ . No portal, os projetos estão separados por categorias, como Colaboração, Diálogo, Espírito de Família, Solidariedade, Proximidade e Simplicidade, que dizem respeito aos Valores Maristas que permeiam todo o trabalho. Também foi construído um espaço especial em que os internautas podem compartilhar qual o futuro que desejam. O material será uma cápsula do tempo, com o registro de sugestões para que a humanidade enfrente melhor situações como uma pandemia mundial.
Crianças propõem soluções para melhorar o futuro
Acervo
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.