Defesa Civil de Capivari solicita abertura de comportas de barragem para evitar transbordamento de rio


Medida foi adotada devido à previsão de chuvas nos próximos dias na região. Rio Capivari na manhã de 19 de novembro deste ano
Giuliano Tamura/EPTV
A Defesa Civil de Capivari (SP) informou que solicitou durante a manhã desta quinta-feira (17) a abertura preventiva das comportas da Barragem Leopoldina, visando evitar o transbordamento do Rio Capivari e seus afluentes.
Segundo o órgão, a medida foi adotada devido à previsão de chuvas nos próximos dias para as cidades de Campinas (SP), Monte Mor (SP), Indaiatuba (SP) e Capivari, que afetam o volume do manancial.
“A abertura tem caráter preventivo, visando facilitar o escoamento das águas chuvas, diminuindo assim o risco de transbordamento da calha do Rio Capivari e seus afluentes”, comunicou a administração municipal.
A Defesa Civil afirmou que está acompanhando todo o processo in loco, e em última aferição realizada nesta tarde desta quinta-feira (17), às 14h53, o nível do rio marcou na régua 84 centímetros. Há risco de transbordo do leito do rio, quando o nível atinge dois metros.
Ronda em áreas de risco
“A Defesa Civil estará realizando ronda nos locais passíveis de inundações, enchentes e alagamentos, e disponibilizará todas as informações necessárias a população, realizando o contato direto com o prefeito e secretarias empenhadas no Plano de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações”, acrescenta.
A administração também informou que está realizando monitoramento constante do rio em diferentes pontos e das previsões climáticas.
Em caso de necessidade, os telefones informados para atendimento são 199 e (19) 3492-3186 – Defesa Civil; 153 e (19) 3491-1311 – Guarda Civil; e 193 – Corpo de Bombeiros.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.