Dia das Apaes é celebrado em Salvador com campanha de doações para ajudar instituição; veja como participar


É possível colaborar com a entidade cadastrando as notas fiscais, doando dinheiro ou por meio da declaração do Imposto de Renda. Apae Salvador precisa de ajuda para manter atividades
Divulgação
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae) celebrou o ‘Dia das Apaes’, nesta sexta-feira (11). A data, criada em 2001, faz referência à fundação da primeira Apae no país, no Rio de Janeiro, em 1954.
Em Salvador, a instituição existe há 52 anos. Durante a pandemia, teve redução de 50% no total das receitas. Por isso, foi iniciada uma campanha para ajudar a Apae Salvador a manter as atividades.
O coordenador de Captação da Apae Salvador, Tiago Abelardo, conta que a entidade tem passado por muitas dificuldades desde o começo da pandemia, em março deste ano. Ele explica que não apenas no volume de doações, mas também por conta de novas demandas dos assistenciados, que surgiram em decorrência da situação de calamidade provocada pela nova doença.
“A pandemia trouxe grandes desafios para a Apae Salvador, desde a forma de prestar atendimento até o nove desafio de colaborar com a assistência alimentar dos nossos 700 assistenciados”, explicou.
Ainda de acordo com Tiago, a pandemia da Covid-19 tem feito com que os custos de material médico da instituição, por exemplo, tenham um aumento drástico, de 120%.
A Apae realiza cerca de 37 mil atendimentos por mês, além da manutenção de programas sociais e educacionais, e atendimento do Teste do Pezinho em todo o estado da Bahia. Em maio deste ano, por causa das dificuldades provocadas pela pandemia, a Apae chegou a lançar uma vaquinha virtual para arrecadar recursos.
A meta de R$ 100 mil ainda não foi alcançada. Paralelamente a isso, a entidade busca divulgar outras formas para que as pessoas possam doar.
“Estamos constantemente sendo desafiados. Desenvolvemos um trabalho que não pode parar e que tem custos elevados”, disse Tiago.
Como ajudar
Campanha de arrecadação da Apae Salvador
Reprodução / Apae Salvador
Para ajudar a dar continuidade às atividades da Apae Salvador, a população pode contribuir por meio de doação de notas fiscais. Para isso, é necessário apenas se cadastrar no site da Nota Premiada Bahia. No cadastro, o contribuinte escolherá a instituição a ser beneficiada e, toda vez que efetuar uma compra, deve exigir a inclusão do CPF na nota fiscal eletrônica.
Outra maneira de apoiar a instituição é por meio de destinação do imposto de renda via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Mais formas de doação para a Apae Salvador estão disponíveis no site da associação.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do Bahia Meio Dia
Ouça ‘O Assunto’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.