É #FAKE que imagens de primeira vacinada no Reino Unido foram feitas dois meses antes de serem divulgadas ao público


Autor de mensagem falsa fez print de vídeo da CNN de dezembro rodando em página com data de outubro para sugerir uma manipulação. Ocorre que a galeria de vídeos no site é atualizada mesmo em reportagens antigas. Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que a primeira pessoa a receber a vacina da Pfizer contra a Covid-19, em 8 de dezembro, foi filmada anteriormente com a mesma roupa e recebendo a mesma vacina dois meses antes, o que sugere uma manipulação da opinião pública. É #FAKE.
Selo #FAKE
G1
A mensagem falsa diz: “A primeira mulher a receber a vacina corona (em 8 de dezembro de 2020) também foi filmada recebendo uma injeção em 22 de outubro de 2020. Mesma roupa, mesma enfermeira, mesma sala, mesma cadeira e mesmo ângulo de câmera”.
O texto é acompanhado de duas imagens. Uma delas mostra Margaret Keenan, de 90 anos, a primeira paciente do Reino Unido a receber a vacina da Pfizer-BioNTech, em 8 de dezembro. A outra é um print da página da CNN que mostra uma reportagem com data de publicação 22 de outubro, intitulada “Faulty US Covid-19 response meant 130,000 to 210,000 avoidable deaths, report finds” (ou “A resposta deficiente à Covid-19 nos Estados Unidos significa de 130 mil a 210 mil mortes evitáveis, revela relatório”, em tradução livre).
Junto à reportagem antiga aparece o vídeo que mostra Margaret Keenan sendo vacinada, intitulado “US tops more than 15 million coronavirus cases” (“EUA superam mais de 15 milhões de casos de coronavírus”).
Uma busca no Google revela que o vídeo foi feito mesmo em 8 de dezembro, data em que Margaret Keenan foi vacinada.
É #FAKE que imagens de primeira vacinada no Reino Unido foram feitas dois meses antes
Reprodução
Ocorre que a data de publicação das reportagens e a data dos vídeos que rodam na galeria de vídeos anexada a elas nem sempre coincidem.
Reportagens novas podem exibir vídeos antigos e reportagens antigas podem exibir vídeos novos. Foi o que ocorreu nesse caso. A reportagem de outubro passou a exibir entre os vídeos sugeridos o vídeo de dezembro. Aliás, não o único: um outro vídeo que aparece nela é ainda mais recente, de 14 de dezembro.
O autor da mensagem falsa se aproveitou disso para apontar para o vídeo dentro da reportagem de outubro e sugerir que as imagens da primeira paciente vacinada foram feitas muito antes de serem divulgadas oficialmente ao público, sugerindo uma manipulação e ensejando uma teoria da conspiração. Tudo falso.
Ao visitar a página da referida reportagem da CNN é possível notar que o vídeo de Margareth Keenan nem está mais na galeria de vídeos exibida. Mas o print que deu origem ao conteúdo falso continua a circular.
É #FAKE que imagens de primeira vacinada no Reino Unido foram feitas dois meses antes
Reprodução
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.