Educação Financeira #119: como saber se o seu nome está sujo e como regularizar a situação


Principal banco de restrição ao crédito do país pode ser consultado gratuitamente, mas também há oferta de serviços pagos de consulta. Dívidas têm que ser negociadas diretamente com a empresa que negativou o CPF. Ter o nome sujo é sinônimo de ser mau pagador. Dívidas não pagas fazem com que as empresas inscrevam o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de um consumidor em um banco de dados de restrição ao crédito. Com isso, fica impossível conseguir empréstimos, fazer compras parceladas, adquirir um cartão de crédito e, até mesmo, alugar um imóvel.
Neste episódio do podcast Educação Financeira, a coordenadora de educação financeira da Serasa, Joyce Carla explica como funcionam estes bancos de dados e como o consumidor pode consultar se o seu nome está sujo.
Também participa deste episódio a advogada Ticiana Ayala, especialista em direito civil e sócia do escritório Chediak Advogados, que explica os benefícios que estes cadastros de restrição ao crédito oferecem à sociedade como um todo.
Além disso, ambas as especialistas falam sobre as possibilidades de regularizar a situação, seja negociando a dívida ou, até mesmo, aguardando o prazo de prescrição delas, a partir do qual não podem mais ser cobradas.

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Podcasts são episódios de programas de áudio distribuídos pela internet e que podem ser apreciados em diversas plataformas – inclusive no G1, no GE.com e no Gshow, de modo gratuito.
Os conteúdos podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando e como você quiser!
Geralmente, os podcasts costumam abordar um tema específico e de aprofundamento na tentativa de construir um público fiel.
Assista às últimas notícias de economia:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.