Equipe da UFSCar cria cartilha sobre direitos dos idosos no transporte coletivo; veja


Material foi desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de São Carlos Cartilha desenvolvida na UFSCar em São Carlos fala de direitos dos idosos no transporte coletivo
Reprodução
Uma cartilha elaborada por uma docente e duas alunas do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) orienta idosos e familiares sobre os direitos no transporte coletivo garantidos pelo Estatuto do Idoso.
O material “Orientações do direito à pessoa idosa no transporte” foi elaborado com a participação da equipe do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de São Carlos.
Confira aqui a cartilha
De acordo com a professora Vania Aparecida Gurian Varoto, a publicação tem relevância social por esclarecer sobre o direito ao transporte da pessoa idosa, além de sensibilizar a comunidade em geral acerca do respeito ao outro.
Ainda segundo a docente, muitos direitos dos idosos são desrespeitados no setor.
“O desrespeito à segurança e à prioridade nos procedimentos de embarque e desembarque, além da falta de reserva e identificação de assentos nos transportes coletivos são situações vivenciadas diariamente pelos idosos em muitos municípios. O uso indevido de vagas para idosos em estacionamentos públicos e privados também é um desrespeito ao direito do outro”, disse.
Transporte coletivo em São Carlos
Suzantur/Divulgação
A cartilha é para toda comunidade e empresas que prestam serviços de transporte coletivo, especialmente para o município de São Carlos.
A cartilha, que teve a colaboração das alunas Juliane Kiyomi Mizumukai e Júlia Fernandes do Amaral, também será enviada a locais que prestam serviços para pessoas idosas em São Carlos – listados no Guia 60+, para as empresas de transporte coletivo municipal e intermunicipal que circulam na cidade e para o Procon.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.