Ex-prefeito de Santos, SP, Francisco Prado morre aos 89 anos


Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, capital paulista, e será enterrado na cidade nesta segunda-feira (14). Francisco Prado faleceu aos 89 anos
Universidade Católica de Santos
O ex-prefeito de Santos, no litoral de São Paulo, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, de 89 anos, faleceu neste domingo (13). Segundo apurado pelo G1, ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, e a família solicitou a transferência do corpo para ser enterrado no litoral.
De acordo com o filho do ex-prefeito, Francisco Machado de Oliveira Ribeiro, o pai estava internado desde a semana passada e causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória. A previsão é que o sepultamento seja realizado na segunda-feira (14), no Cemitério do Paquetá, em Santos.
“Ele vai fazer muita falta e é um exemplo para todos nós. Será sempre reconhecido por tudo que fez à sociedade e aos amigos próximos a ele”, declarou.
Além de sua atuação política, Francisco Prado trabalhou por 50 anos, sendo 21 deles como reitor da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Em nota, a instituição lamentou a morte. Confira um trecho:
“É com profundo pesar que a Universidade Católica de Santos recebeu, neste domingo, a notícia da morte do professor Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, o eterno “Chico Prado”, como era carinhosamente chamado pela comunidade acadêmica. Foram 50 anos de magistério dedicados à instituição onde ocupou o cargo de reitor durante três mandatos (1990/1994), (1994/1998) e (1998/2001). Em 24 de outubro de 2008, foi homenageado pela UniSantos com o título de Professor Emérito, pelos relevantes serviços prestados.”
O Santos Futebol Clube, onde Francisco atuou no departamento jurídico por quatro anos, também publicou uma nota lamentando a morte e declarou luto oficial de três dias. Ainda, informou que será solicitado um minuto de silêncio para a próxima partida realizada na Vila Belmiro.
Francisco Prado
Nascido em Santos, em 21 de março de 1931, Francisco Prado é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Economia Brasileira e mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP).
Sua atuação política o conduziu ao cargo de vice-prefeito de Santos (1965 – 1969) e prefeito em exercício em 1967. Além disso, foi secretário e vice-presidente da OAB Santos. Também ocupou o cargo de conselheiro da Santa Casa de Santos e respondeu pelo departamento jurídico do Santos Futebol Clube (1982- 1986). Em 1998, assumiu a Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo e posteriormente a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.
VÍDEOS: Confira os vídeos mais assistidos do G1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.