Feevale promove exposição virtual sobre o isolamento com recursos de acessibilidade


‘Presença na Ausência’ vai ao ar a partir de sexta-feira (18), com obras de 22 artistas, que refletem sobre os tempos de pandemia. Exposição “Presença na Ausência” vai ao ar a partir de sexta-feira (18), na internet
Divulgação
A Feevale promove, a partir das 18h desta sexta-feira (18), a exposição virtual “Presença na Ausência”, com 50 obras de 22 artistas que refletem sobre o isolamento durante a pandemia do coronavírus através da arte. A mostra pode ser acompanhada por todos os públicos: com recursos de acessibilidade, oferece audiodescrição, libras, legendas e leitura de tela.
Para visitar, basta acessar o site da exposição.
A exposição é resultado da pesquisa da artista France Amaral e da designer Sheisa Bittencourt, a partir de um levantamento de recursos de acessibilidade oferecidos em grandes museus e galerias do mundo, em que concluíram a necessidade de adaptar esses espaços.
“Nem mesmo o Louvre é acessível a cegos. Só as grandes instituições têm navegação 3D. Mas não encontramos nenhuma exposição completa com todos os quesitos de acessibilidade, como estamos propondo”, comenta Sheisa.
“A questão da falta de acessibilidade não é um problema das artes visuais, do design, da arquitetura. É estrutural”, explica France.
Para “Presença na Ausência”, uma equipe multidisciplinar com profissionais de arte, TI, psicologia, design e arquitetura, entre outras áreas trabalhou para converter o Espaço Cultural Feevale em um ambiente acessível. O grupo contou com consultores com deficiência visual, orientando as ações de adaptação.
Novas formas de estar junto
Na exposição, fotos, vídeos, pinturas, desenhos, bordado, colagem, além de arte digital, retratam diferentes aspectos da vida durante a pandemia do coronavírus, como a solidão, as novas formas de estar junto e a presença digital.
Uma fotografia de Carlos Donaduzzi, por exemplo, exibe uma mesa com café da manhã, mas a única pessoa à vista está no monitor de um tablet.
A exposição é gratuita e fica disponível até o dia 18 de junho de 2021.
Fotografia de Carlos Donaduzzi reflete a solidão durante os tempos de isolamento
Divulgação
VÍDEOS: Jornal do Almoço
Adicionar aos favoritos o Link permanente.