Festa da Penha vai manter formato virtual em 2021


Por causa da pandemia da Covid-19, maior parte da festa será em formato virtual. Algumas celebrações terão encontros presenciais com quantidade limitada de pessoas. Festa da Penha aconteceu de forma virtual em 2020
Danilo Luca Ferreira Martins/Mitra
O maior evento religioso do Espírito Santo teve que se adaptar aos novos tempos para continuar existindo durante a pandemia da Covid-19. A Festa da Penha de 2021 vai manter, a exemplo do que ocorreu em 2020, o formato virtual e interativo, com celebrações e missas transmitidas pela internet.
Em 2021, o evento vai acontecer entre os dias 4 e 12 de abril. Os anúncios foram feitos nesta sexta-feira (11) pelo frei Paulo Roberto, guardião do Convento da Penha, durante uma reunião virtual.
“Sabemos que os tempos atuais não favorecem planejamento a longo e médio prazo, porém, não se pode descuidar da necessária organização da maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das três principais festas marianas do Brasil”, disse.
No formato virtual, será mantido diariamente o Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato online, assim como a Eucaristia e transmissão das missas vespertinas.
Haverá, ainda, algumas atividades abertas ao público, porém com número reduzido de participantes devido às regras sanitárias.
“Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de Encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias. Mas toda a programação, inclusive a que tiver público, será transmitida em nossas redes e nos canais dos veículos de comunicação parceiros do evento”, destacou o frei.
Reveja a missa de encerramento da Festa da Penha 2020
Máscaras
O tema dessa edição será “Vosso olhar a nós Volvei”. Segundo frei Paulo, a escolha do tema renova os votos de fé por Nossa Senhora. Mas, nesse período de pandemia, ganha outro signficado: com o rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial.
“Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas”, explicou o Frei.
Imagem lúdica
Outra novidade é a presença de uma nova imagem de Nossa Senhora da Penha. Mais lúdica, ela foi elaborada para criar empatia com o público de todas as idades, principalmente os mais jovens.
Imagem lúdica de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, para a edição de 2021 da Festa da Penha
Divulgação/Convento da Penha
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.