Fiscais encontram piscina suja e focos do Aedes aegypti em casa abandonada de Taquaruçu


Entrada forçada foi feita após denúncias de vizinhos. Dono do lote vai receber auto de infração e terá que apresentar justificativa para não ser multado. Piscina com larvas foi encontrada no distrito de Taquaruçu
Divulgação/Prefeitura de Palmas
Fiscais da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas encontraram focos do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue e a zika, em uma casa abandonada em Taquaruçu. No local havia vários vasos de plantas, galhos e até uma piscina cheia de água e completamente suja. Dentro da piscina havia folhas e frutas podres.
As equipes foram ao local após denúncias de vizinhos que desconfiavam do abandono do imóvel. O terreno fica na rua 22 do distrito, que é um dos principais polos turísticos de Palmas. A operação contou com a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais (Sedurf) e da Secretaria da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).
Foi necessário forçar a entrada no local, já que não havia ninguém no imóvel. Em outro lote na mesma rua também foi constatado mato alto e vasos de plantas espalhados. A secretaria alertou que fará novas vistorias na região na próxima semana.
Os agentes de endemias realizaram o tratamento da água da piscina e outros servidores fizeram a roçagem. O dono do lote vai receber auto de infração nos próximos dias e terá que apresentar defesa para não ser multado.
As larvas encontradas na piscina foram encaminhadas para análise em laboratório. A prefeitura alertou que com o período chuvoso a quantidade de focos do mosquito cresce e que é necessário que a população colabore para evitar riscos desnecessários.
Mato alto pode esconder criadouros do mosquito
Divulgação/Prefeitura de Palmas
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.