GCM resgata falcões-americanos presos em prédio no litoral de SP


Animais estavam presos entre os vidros de coluna de um edifício no Centro de São Vicente. Saudáveis, aves foram devolvidas à natureza. Falcões-americanos foram resgatados pela Guarda Civil Municipal de São Vicente, SP
Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Dois falcões-americanos (Falco sparverius) foram resgatados no Centro de São Vicente, no litoral de São Paulo, após ficarem dois dias presos entre os vidros de coluna de um edifício. De acordo com o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), os animais estavam saudáveis e foram devolvidos à natureza.
O resgate ocorreu na última quarta-feira (9). O pelotão foi acionado por moradores para realizar o resgate e, com uma rede, conseguiu retirar os animais, que estavam presos em um vão de aproximadamente 20 centímetros.
Além dos falcões, os guardas também resgataram outras aves na região, como um bem-te-vi, na Praça 22 de Janeiro, e dois filhotes de sanhaço, no bairro Parque Prainha, encontrados após caírem do ninho. Todos os pássaros foram levados ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão (SP), para avalição clínica.
Saudáveis e em bom estado físico, os falcões foram liberados pela equipe do Ceptas e devolvidos à natureza no Parque Estadual Xixová-Japuí. A GCM orienta que, em caso de resgate ou denúncia, os moradores podem ligar para o telefone de emergência 153.
VÍDEOS: As notícias mais lidas do G1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.