Abastecimento de água nos bairros de Itajaí deve retornar até a noite de quinta

A captação de água do Rio Itajaí-Açu foi retomada na manhã desta quinta-feira (15), mas alguns bairros devem ter o abastecimento normalizado apenas a noite. Os trabalhos de recuperação da encosta do Rio Itajaí-Mirim e da estrutura auxiliar de acesso à barragem de contenção da cunha salina seguem durante o dia.

Recuperação das estruturas da captação de água do Rio Itajaí-Açu continua. – Foto: Divulgação/Semasa

As estruturas foram danificadas por um vazamento da adutora que leva água bruta para o tratamento, que abastece as cidades de Itajaí e Navegantes, na última terça-feira (13).

Uma barreira de pedras foi colocada entre a barragem e a margem do rio, evitando que a maré entre no ponto de captação. A adutora foi consertada na madrugada de quarta-feira (14). Segundo o o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura), o vazamento oculto e subterrâneo foi impossível de ser previsto pela equipe técnica.

Itajaí ficou sem água potável devido a vazamento na tubulação subterrânea na noite de quarta-feira (14). – Foto: Semasa

Reservatórios de água tratada estão em nível baixo

A captação de água foi retomada na manhã desta quinta (15), mas, mesmo assim, o nível de reservação de água tratada no principal sistema de abastecimento de Itajaí estava em 15% da capacidade.

Os municípios de Itajaí e Navegantes são abastecidos pelas Estações de Tratamento São Roque e Arapongas, que enviam a água a seus próprios reservatórios e também às unidades Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas. Somando todas essas estruturas, o sistema possui capacidade de guardar 18,6 milhões de litros de água, mas neste momento os níveis alcançam menos de 3 milhões de litros.

O abastecimento de água na Praia Brava ser normalizado apenas na noite desta quinta. Sistemas isolados nas áreas rurais, como Limoeiro e Paciência, não estão sendo afetados.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”