Abono salarial de declaração fora do prazo começa a ser pago em dezembro


Por causa da pandemia de coronavírus, as empresas tiveram até 30 de setembro para regularizar as informações dos trabalhadores. O Ministério da Economia informou nesta sexta-feira (30) que vai começar a pagar em dezembro os trabalhadores que têm direito ao abono salarial, mas que ainda não receberam o benefício.
Carteira de trabalho.
Heloise Hamada/G1
Por causa da pandemia de coronavírus, as empresas tiveram até 30 de setembro para regularizar as informações dos trabalhadores.
O valor do abono varia de R$ 88 a R$ 1.045, dependendo do período trabalhado formalmente em 2019.
Segundo o ministério, os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro com direito ao PIS (setor privado) recebem o benefício pela Caixa já em meados de dezembro.
Os demais recebem a partir de janeiro do ano que vem. Veja o calendário:
Pagamento do abono
Pasep
Já os trabalhadores com direito ao Pasep (setor público) com inscrições finais 0, 1, 2, 3 e 4 vão receber o benefício em meados de dezembro, mas o benefício será pago pelo Banco do Brasil.
Os demais começam a receber a partir de janeiro. Veja o calendário:
Pagamento do abono
Para saber se tem direito e como sacar
Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
Veja como localizar o número do PIS na internet
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.
Veja as últimas notícias de economia
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.