Alta procura marca o dia ‘D’ da campanha de multivacinação em Rio Branco


Crianças menores de cinco anos e adolescentes de até 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação nos postos de saúde em todo estado. Campanha ocorre neste sábado em todo estado
Val Fernandes/Ascom prefeitura
As campanhas nacionais de multivacinação e de vacinação contra a poliomelite têm seu Dia ‘D’ neste sábado (17), quando crianças e adolescentes de até 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação nos postos de saúde em Rio Branco e também no interior do estado.
Crianças de até 5 anos de idade incompletos devem ser imunizadas contra a pólio, conforme o calendário nacional de vacinação que ocorre também nas cidades do interior do Acre. Meta é de vacinar mais de 64 mil crianças segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
A campanha começou no dia 5 de outubro e tem como objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes. As vacinas aplicadas neste sábado protegem contra mais de 20 doenças, segundo informou coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins.
“Hoje é o Dia D da campanha que começou no dia 5 de outubro e o carro chefe é a poliomielite que é a paralisia infantil. A vacina para quem tem todas as doses, mesmo assim, faz a gotinha. Todas as crianças de um a cinco anos devem comparecer às unidades de saúde para fazer essa vacina”, disse.
Em Rio Branco, além das UBS com as portas abertas, as equipes também atendem no Centro da capital, em frente ao Palácio Rio Branco, no Via Verde Shopping, Casa da Amizade – Rotary e também na Custódio Freire. Postos funcionam até às 17 horas.
“Nós aproveitamos esse momento para fazer a multivacinação, ou seja, todas as nossas vacinas estão sendo oferecidas hoje, no sábado, que é um dia propício para quem não consegue sair na semana, ir até a unidade para fazer essa vacina”, acrescentou.
Entre as doenças que podem ser prevenidas com a multivacinação estão BCG -tuberculose; rotavírus -diarreia; poliomelite oral e intramuscular – paralisia infantil; pentavalente -difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib; pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral -sarampo, caxumba e rubéola; HPV quadrivalente e varicela.
Mais de 64 mil crianças devem ser imunizadas contra pólio no Acre
Val Fernandes/Secom prefeitura
VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª Edição
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.