Após chuvas, represa enche e moradores relatam fim do rodízio de água em Artur Nogueira


Nível da represa Cotrins, que abastece a cidade, voltou a subir depois das chuvas nesta semana. Relembre as medidas implementadas pelo município. Represa de Artur Nogueira volta a encher após dias de chuva
Moradores de Artur Nogueira (SP) relataram nesta sexta-feira (20) à EPTV, afiliada da TV Globo, que o rodízio na distribuição de água, iniciado no dia 31 de outubro, chegou ao fim. Após registrar níveis bem abaixo do ideal, a represa Cotrins, que atende à demanda da cidade, voltou a ficar cheia, graças as chuvas que atingiram a região durante esta semana. Veja no vídeo acima.
A reportagem procurou a Saean, que é responsável pelos serviços de água e saneamento no município, para confirmar a informação dos moradores, mas não obteve resposta da empresa até esta publicação.
Represa responsável pelo abastecimento de Artur Nogueira (SP) voltou a ficar cheia após chuvas que caíram na cidade
Reprodução/EPTV
Histórico
O rodízio começou em Artur Nogueira depois que a administração municipal reconheceu a dificuldade de manter o abastecimento e decretou estado de calamidade hídrica por 180 dias.
Inicialmente, a ideia estabelecida foi dividir os bairros em dois grupos e garantir o abastecimento alternado por 24 horas, podendo ser elevado por 48 horas.
Entretanto, o esquema apresentou falhas, relatadas pelos próprios moradores no dia 4 de novembro. Segundo eles, quem deveria ter recebido água como planejado pela administração municipal, teve que lidar com caixas d’água vazias. Enquanto isso, quem se preparava para ficar sem água, teve o abastecimento normal.
Com as irregularidades, uma semana depois da implementação de rodízio, Artur Nogueira (SP) decidiu mudar o sistema, e, no último dia 6, o departamento responsável pelo serviço (Saean) começou a bombear água em dias intercalados para toda a cidade.
Uso consciente
Apesar da melhora registrada nesta sexta nos níveis da represa que abastece o município, a orientação é para que os moradores sigam usando a água com consciência, evitando desperdícios.
VÍDEOS: EPTV 1 Campinas desta sexta-feira, 20 de novembro
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.