Atualização do Plano SP em 21/8; nenhuma região está na fase vermelha

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (21) a evolução de cinco regiões no Plano SP, que orienta a flexibilização das atividades econômicas no estado durante a pandemia do novo coronavírus. A informação foi antecipada na quinta (20) pela CNN.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) informou que as regiões oeste e norte da Grande SP, assim como Registro, Franca e Barretos avançaram na 11ª classificação no mapa do Plano SP.

“Com isso, nenhuma das 17 regiões de saúde do estado está na fase vermelha, a mais restritiva, pela primeira vez desde o lançamento do Plano SP 80 dias atrás, em 1º de junho”, disse. “Com essa nova classificação, 88% da população do estado vive em regiões que estão na fase amarela, ou seja, de flexibilização, mas com algumas restrições preventivas.”

“São bons sinais que indicam que a pandemia no estado está em declínio em São Paulo e o estado começa a sair do platô. Esses bons sinais nos fortalecem no enfrentamento da pandemia, mas devem ser registrados com muita prudência, cautela e atenção”, completou o vice-governador.

No entanto, as regiões de Marília e São João da Boa Vista regrediram no plano: da fase amarela (3) para a laranja (2). E o estado continua sem nenhuma região na fase verde (4), a penúltima da flexibilização econômica.

“Temos que enfatizar sempre que o Plano SP é para gestão e convivência com a pandemia. Exatamente por isso, temos esses gatilhos para endurecimento de medidas restritivas quando for necessário, mas sempre avançamos quando é possível”, disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

“Além de ser a melhor classificação, é o momento mais homogêneo do estado que já tivemos até agora. Estamos avançando para uma fase melhor, mais estável da pandemia, mas como nosso vice-governador já enfatizou, segue o pedido: o estado segue em quarentena e precisamos, mais do que nunca, manter nossos compromissos com os protocolos”, completou Ellen.

O Plano São Paulo dividiu o estado em 22 regiões e sub-regiões, reunindo grupos de municípios sujeitos às mesmas regras. As fases de restrições e flexibilizações do funcionamento de serviços, comércios e atividades variadas são divididas em vermelha (1), a mais restrita, laranja (2), amarela (3), verde (4) e azul (5), a mais branda.

No início da entrevista coletiva, o governador João Doria (PSDB) anunciou, por meio de videoconferência que ele e sua esposa, Bia Doria, estão recuperados da Covid-19. Segundo o Hospital Sírio-Libanes, ambos estão liberados para atividades pessoais e profissionais a partir de sábado.

Inquérito sorológico

Garcia anunciou também que o estado realizará, a partir dos próximos dias, um inquérito sorológico em alunos e professores da rede estadual de educação. O processo é organizado, em conjunto, pelas Secretarias de Saúde e Educação.

“Esse inquérito acompanha a estatística necessária para que a informação sobre a evolução da pandemia na rede de educação possa nos dar clareza e informação necessária para a preparação para a volta às aulas de mais de 3,5 milhões de estudantes e 240 mil professores.”

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”