Baixada Santista deve enfrentar onda de calor de 38ºC seguida de queda brusca de temperatura


Calor chega ao extremo na sexta-feira (2), mas passagem de frente fria derruba temperaturas no sábado (3). Temperaturas chegam a 38ºC nesta sexta-feira (2) em toda a Baixada Santista
Barbara Bueno / Arquivo Pessoal
Os moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, irão enfrentar mudanças bruscas de temperaturas ao longo desta semana. A onda de calor já começa a aparecer a partir desta quarta-feira (30), mas chega ao seu extremo na próxima sexta-feira (2), quando os termômetros podem alcançar a máxima de 38ºC.
Segundo informações do Instituto Climatempo, o sol volta a aparecer após a passagem de uma frente fria. Nesta quarta, as temperaturas chegam a 29ºC e não há previsão de chuva. Na quinta (1º), os termômetros sobem um pouco mais, alcançando a máxima de 31ºC.
O calor intenso chega na sexta-feira, quando ocorrerá a situação de ‘mínima invertida’. A meteorologista do Climatempo Aline Tochio explica que, normalmente, a temperatura mínima é registrada por volta das 6h e a máxima entre 14h e 16h. Mas, desta vez, o dia já deve começar muito abafado, com termômetros marcando cerca de 26ºC.
“A temperatura vai disparar de manhã com o sol forte e os ventos quentes, alcançando os 38ºC logo no início da tarde. Ao longo do dia, o vento vai mudando de direção com a aproximação de uma frente fria e a temperatura mínima será registrada durante a noite. O dia termina mais fresco e com previsão de pancadas de chuva”, explica a especialista.
Essa onda de calor está prevista graças à influência de uma forte massa de ar seco em grande parte do País, que está deixando o tempo aberto. A aproximação de uma frente fria na sexta-feira fará com que o fluxo de ventos passe a soprar do interior do Brasil em direção ao Estado de São Paulo, trazendo esse ar muito quente para o litoral paulista.
Mas, no sábado (3), a frente fria finalmente chega à Baixada Santista, fazendo com que as temperaturas despenquem. A mínima deverá ser de 19ºC e a máxima deve chegar a 24ºC. Há previsão de chuva logo pela manhã. No domingo, as temperaturas caem ainda mais, variando entre 18 e 22ºC.
Frente fria chega a Baixada Santista
Rogério Soares/Jornal A Tribuna de Santos
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”