Beleza x gengivite: saiba quando fazer tratamentos estéticos


Para ter um sorriso bonito, é preciso antes cuidar da saúde da boca. Ter um sorriso bonito, com dentes brancos e bem alinhados, é o desejo de muitas pessoas. Para alcançar esse objetivo, hoje é possível contar com uma série de procedimentos estéticos que reparam imperfeições na boca e podem fazer o rosto todo ficar mais harmonioso.
Mas, para aderir a um desses tratamentos, há um primeiro passo muito importante: ter a saúde bucal em dia. “Antes de qualquer coisa, é preciso ver se os tecidos da boca estão saudáveis. Só depois disso é que se propõe um tratamento estético”, pondera o diretor científico da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética Marcelo Calamita.
Veja os cuidados que você precisa ter ao fazer alguns procedimentos estéticos.
Clareamento dental
Pode ser feito quando a pessoa não apresenta cáries nem problemas gengivais. “Se a gengiva estiver inflamada, o contato com os produtos químicos do clareamento pode agravar a situação”, afirma Camillo Anauate Netto, conselheiro e membro da câmara técnica de dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp).
O cuidado também vale para os clareamentos feitos em casa: se os produtos entrarem em contato com a gengiva, podem deixá-la mais irritada.
Ortodontia
Quem optar por usar aparelhos para alinhar os dentes precisa ter muito cuidado com a higienização da boca para evitar cáries e irritação na gengiva. “Os aparelhos, principalmente os fixos, dificultam a limpeza, por isso é preciso fazer um ritual completo de higienização”, recomenda Netto.
Facetas laminadas
Esse procedimento consiste em colar facetas muito finas de porcelana nos dentes para que eles fiquem com cor e formato mais bonitos. Entretanto, os especialistas não recomendam que o tratamento seja feito se a gengiva estiver inflamada. “O sangramento da gengiva atrapalha a realização do procedimento”, explica Calamita.
Além disso, depois da aplicação das facetas, é necessário um cuidado especial com a limpeza da boca: muitas vezes, fica um pequeno nicho entre o fim da lâmina e o dente, que pode acumular resíduos.
Implantes dentários
O cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado para quem tem implantes dentários. A realização do procedimento torna a higiene da boca mais difícil, o que facilita o acúmulo de sujeira e o surgimento de problemas como cáries e gengivite. Por isso, é preciso ser bastante rigoroso na escovação e no uso do fio dental, além de visitar regularmente o dentista.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”