Blumenau amplia operação do transporte coletivo, inclusive aos domingos

A operação de transporte coletivo em Blumenau terá mais uma ampliação nos dias de semana a partir desta quarta-feira (28).  Além disso, haverá a ampliação do horário aos sábados e a volta da operação aos domingos.

Em relação aos dias de semana, a Prefeitura divulgou que a janela entre 19h30 e 21h30 será reaberta e os ônibus vão circular ininterruptamente das 4h às 22h40.

Blumenau amplia horário do transporte coletivo aos sábados e propõe retorno do funcionamento aos domingos – Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Este novo horário de funcionamento nos dias de semana representa um acréscimo de 1.782 viagens mensais em dias úteis, possibilitando mais alternativas aos usuários.

Mais viagens aos sábados

A partir do dia 7 de novembro, a operação aos sábados será estendida até as 21h30, com isso os ônibus vão circular das 3h45 às 21h30, sendo que os últimos ônibus troncais sairão às 21h. Este novo incremento na operação aos sábados representa um acréscimo de mais de 1160 viagens ao mês.

Retorno aos domingos ainda não está detalhado

A prefeitura determinou também que a partir do dia 8 de novembro, haverá o retorno gradativo da operação aos domingos, inclusive feriados. A inclusão de horários e linhas nesses dias será definida com base na demanda de passageiros.

Segundo a Prefeitura, a demanda pelo transporte coletivo em função da pandemia. O fluxo caiu de 100 mil passageiros para menos de 10 mil por dia logo após a retomada, sendo que atualmente o transporte coletivo da cidade está operando com uma média de 30 mil passageiros dia.

Com isso a concessionária está operando com 30% da receita mensal, levando a redução da oferta de linhas e horários nesse período em que o número de passageiros diários ainda está distante da demanda pré-pandemia.

A Prefeitura ainda apontou que a Seterb (Secretaria de Trânsito e Transporte) vem acompanhando a evolução da demanda por mais linhas e horários com objetivo de buscar a normalidade do sistema de transporte coletivo o mais rápido possível.

Com isso, à medida que os usuários têm retomado o uso do sistema de transporte, os serviços estão sendo ampliados gradativamente.

Ônibus de apoio

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. A inserção de veículos na operação já é uma prática adotada durante os dias de operação, pois amenizam os atrasos e evitam lotação nos ônibus.

Limite de ocupação é de 75%

Os ônibus do transporte coletivo no município estão autorizados a circular com até 75% da ocupação. A decisão foi tomada com base na avaliação da matriz de risco do Governo do Estado e no cenário atual dos resultados obtidos no combate à pandemia em Blumenau.

Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização) e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

Transporte exclusivo para a saúde

Diante da ampliação do transporte coletivo geral para a população de Blumenau, a partir desta quarta-feira (28), a Seterb promove a exclusão das linhas especiais para os profissionais da saúde durante a semana.

Com o intuito de melhorar as conexões, a Seterb irá disponibilizar um ônibus de segunda a sexta-feira, às 7h15, saindo do Hospital Santo Antônio em direção ao Terminal da Fonte. Outro veículo, às 19h12, sairá da Pedro Krauss em direção ao Terminal da Fonte, com isso atendendo a demanda do hospital.

O transporte seguirá sendo oferecido aos sábados, domingos e feriados, até que as novas ampliações entrem em vigor. O serviço é exclusivo para profissionais da saúde em geral, que atuam em Blumenau e são vinculados aos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antônio e PA da Unimed.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.