Brumadinho: Justiça suspende bloqueio de R$ 12 milhões de conta de assessoria técnica


Em agosto, valores foram bloqueados do Nacab. De acordo com o TJMG, conta continuará sob análise. A Justiça determinou o desbloqueio dos recursos do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab), em decisão assinada pelo juiz Elton Pupo Nogueira e publicada na última sexta-feira (25). No dia 10 de agosto, mais de R$ 12 milhões da Assessoria Técnica Independente (ATI) foram bloqueados a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para apuração de irregularidades.
O núcleo é responsável pela ATI do Rio Paraopeba da Região 3, que abrange as cidades de Esmeraldas, Florestal, Pará de Minas, Fortuna de Minas, São José da Varginha, Pequi, Maravilhas, Papagaios, Caetanópolis e Paraopeba. A instituição foi selecionada após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho para auxiliar os atingidos destas áreas no processo de reparação integral dos danos a eles causados.
Segundo o Nacab, “diante dos devidos esclarecimento prestados pela entidade, as próprias instituições de Justiça voltaram atrás na solicitação do bloqueio”.
O MPMG informou ao G1 que o desbloqueio “não oferece perigo para a prestação de serviço de auditoria técnica” e que “as inconformidades contábeis detectadas continuarão em análise”.
Rio Paraopeba Pará de Minas
Reprodução/TV Globo
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) disse que o juiz acatou o pedido do desbloqueio e reforçou que as contas permanecerão sob avaliação.
A área do rio atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em janeiro de 2019, foi dividida em cinco regiões, acompanhadas atualmente por três diferentes ATIs. A mineradora é responsável pelo pagamento às assessorias. Segundo o MPMG, a escolha do Nacab pela comunidade foi anunciada no dia 8 de julho de 2019.
Com o desbloqueio dos recursos, o Nacab iniciou as visitas técnicas à região, começando por Esmeraldas, na Grande BH, na última quinta-feira (25). Segundo a assessoria, “essas primeiras idas à campo têm como objetivo mapear os pontos onde serão coletadas amostras de água para análise”.
Trabalho de campo do Nacab começou na sexta-feira (25), em Esmeraldas
Nacab/Divulgação
Veja todos os vídeos sobre Brumadinho na GloboNews:
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”