• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Bolsa de Valores abre processo contra Americanas

A Bolsa de Valores (B3) abriu processo para analisar uma eventual aplicação de sanções à Americanas por falhas no sistema de gerenciamento de riscos e controle da varejista. A investigação deve focar nos membros do conselho de administração e do comitê de auditoria, além dos ex-diretores da empresa.

A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico. As eventuais punições à varejista podem incluir a aplicação de advertência, multa, censura pública, suspensão, ou mesmo, a saída compulsória da companhia do Novo Mercado, onde estão listadas as empresas de capital aberto com nível mais alto de governança corporativa.

O processo deve verificar, por exemplo, o funcionamento da estrutura interna de auditoria, responsável pela identificação de riscos financeiros e operacionais.

As regras do Novo Mercado estabelecem que as companhias precisam divulgar, anualmente, um relatório resumido do comitê de auditoria com detlhes das reuniões realizadas e os principais assuntos discutidos nesses encontros. Esses relatos têm de destacar as recomendações feitas pelo comitê ao conselho de administração.

Nota da Americanas

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da empresa informou:

“A Americanas informa que sua defesa ao processo referido já foi apresentada, contemplando todos os pontos de contestação apresentados, e lembra que o mesmo foi aberto quando não se tinha toda a dimensão da fraude que as investigações têm apontado. A companhia dispõe de área de controles internos operante, assim como comitê de auditoria ativo e formado integralmente por membros independentes, ou seja, além do que é exigido pela norma.

“Os riscos da companhia eram devidamente identificados e tratados, com processos e melhorias que eram diligentemente apresentados à administração. No entanto, os agentes fraudadores ardilosamente contornaram os controles existentes, que, por mais robustos que fossem e são, não estão totalmente impermeáveis à atuação daqueles que agem com dolo de fraudar. A Americanas reitera que tem contribuído para todas as investigações em curso pelos órgãos competentes e é a maior interessada no esclarecimento dos fatos.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.