• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Câmara dos Deputados adia votação de proposta que cria novo DPVAT no país

A votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/2023, que reformula o DPVAT (seguro para vítimas de acidente de trânsito), vai ficar para o retorno do “superferiado” de Páscoa – o que deve ocorrer apenas em 8 de abril.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decidiu retirar a matéria da pauta de votação no plenário da casa, nesta quarta-feira (27), com a promessa de que até lá sejam aceitas mais emendas à proposta.

Na data, deverá ocorrer tanto a leitura do parecer já ajustado com as emendas, quanto a votação da proposta. O projeto de lei havia entrado na pauta do plenário após aprovação, no dia anterior, de requerimento que pedia a volta do regime de urgência na tramitação.

O PLP 233/23 foi enviado pela gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Congresso em outubro do ano passado e propõe que o DPVAT continue sob a gestão da Caixa Econômica Federal. A instituição financeira administra os recursos arrecadados com este seguro, incluindo análise dos pedidos e pagamento das indenizações desde 2021. Neste mesmo ano, o seguro obrigatório deixou de ser pago pelos proprietários dos veículos no país.

O banco suspendeu o pagamento de novas indenizações para vítimas de acidentes de trânsito ocorridos a partir de 15 novembro, alegando que os recursos que haviam no fundo destinado para tal fim acabaram. Desde então, já somam cerca de 10 mil as solicitações de indenização feitas à Caixa que não foram pagas, para acidentes ocorridos desde a data da suspensão até 31 de dezembro de 2023.

Uma estimativa divulgada recentemente pela Susep aponta que seriam necessários cerca de R$ 3,5 bilhões para custear o SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito), que substitui o DPVAT, em 2024. O cálculo considera um ano completo, ou seja, somente de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

Ainda não se sabe de onde virão os recursos para custear as indenizações, uma vez que o projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados.

The post Câmara dos Deputados adia votação de proposta que cria novo DPVAT no país appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.