• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Filipinas acusam China de instalar barreira em área disputada

As Filipinas acusam a China de instalar uma “barreira flutuante” numa área disputada do Mar da China Meridional. De acordo com os filipinos, a estrutura está impedindo barcos de pesca de navegarem na área.

Em comunicado no X (antigo Twitter), o porta-voz da guarda costeira do país, Jay Tarriela, disse que a barreira de cerca de 300 metros foi descoberta por navios filipinos durante uma patrulha marítima de rotina na 6ª feira (22.set.2023).

A guarda costeira filipina e o Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos condenam veementemente a instalação pela guarda costeira da China de uma barreira flutuante na porção sudeste de Bajo de Masinloc, que impede os barcos de pesca filipinos de entrar no banco de areia e os priva de suas atividades de pesca e subsistência”, diz o comunicado.

Além de impedir a atividade de pescadores, os chineses teriam destruído corais, segundo autoridades das Filipinas, que acusaram o país vizinho de destruição massiva da área.

A contínua aglomeração das atividades de pesca indiscriminadas, ilegais e destrutivas da milícia marítima chinesa no recife Rozul e Escoda Shoal pode ter causado diretamente a degradação e destruição do ambiente marinho nas características [do Mar das Filipinas Ocidental]”, acusou Tarriela.

A presença de corais esmagados sugere fortemente um potencial ato de despejo, possivelmente envolvendo os mesmos corais mortos que foram previamente processados e limpos antes de serem devolvidos ao fundo do mar”, completou.

Quando questionado por jornalistas sobre a suposta destruição de corais, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Mao Ning, chamou as acusações de “falsas e infundadas”. E completou: “Aconselhamos as autoridades filipinas a não utilizarem informações fabricadas para encenar uma farsa política”.

++ Notícias

  • 40% da área de garimpo na Amazônia foi aberta em 5 anos

  • Recuperação da China é fundamental para os preços do boi gordo e de exportações em 2024, diz analista

  • Minério de ferro recua com preocupações sobre o setor imobiliário da China

  • Boi gordo: Recuperação da China é fundamental para os preços e exportações em 2024, diz analista

  • EUA devem “gerir de forma responsável” a concorrência com a China, diz Biden

O post Filipinas acusam China de instalar barreira em área disputada apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.