• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

g1 Amapá faz 10 anos: veja lista de grandes coberturas a cada ano


Portal celebra nesta quarta-feira (7) o seu décimo aniversário. Durante a semana você relembra fatos, curiosidades e notícias marcantes de 16 cidades do estado para todo país. g1 Amapá faz 10 anos: veja lista de grandes coberturas a cada ano
Reprodução
O g1 Amapá completa 10 anos nesta quarta-feira (7) e acompanhou nesta última década tudo o que marcou a história e o cotidiano do estado e dos 16 municípios, envolvendo fatos, curiosidades e relembrando acontecimentos impactantes.
Ao longo desse período, foram pelas páginas do g1 que milhões de internautas tiveram acesso ao que aconteceu no estado e que repercutiu local e nacionalmente.
Para celebrar a data, o g1 fez um levantamento com as grandes coberturas acessadas pelo público a cada ano:
2013
Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva
Leopoldo Machado/Arquivo Pessoal
Peixe de couro chama a atenção de turistas em Macapá
Um peixe de 4 quilos, medindo 40 centímetros de comprimento chamou a atenção de turistas que faziam pesca esportiva às margens do Rio Macacoari e se tornou a reportagem mais lida do portal em 2013.
Revestido de placas ósseas, com pontas semelhantes a espinhos, o cuiu-cuiú, como é conhecido na Amazônia, tem outros nomes pelo país: abotoado, armado, armau.
2014
Jovem mostra os ferimentos causados pelas facadas
Abinoan Santiago/G1
‘É um milagre estar viva’, diz menina estuprada e esfaqueada
A violência sexual contra uma adolescente de 13 anos, contada por ela mesma ao g1, chamou a atenção em 2014. Moradora do bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá, ela foi abordada por quatro homens próximo da casa onde mora e viveu momentos de terror.
A vítima foi estuprada por eles e esfaqueada pelo menos 16 vezes. Após ficar internada duas semanas no hospital, teve alta e relatou à reportagem os momentos de pânico. À época do crime, três dos quatro criminosos foram presos.
2015
Meninas foram resgatadas e passadas para a guarda da mãe
Reprodução/Rede Amazônica
‘Era rapidinho’, diz pai suspeito de estuprar cinco filhas indígenas
Mais um caso de violência sexual ficou entre as matérias mais lidas em um ano no g1. Em 2015, um agricultor de Oiapoque, no extremo norte do estado, foi preso por estuprar as cinco filhas, todas com origem indígena e com idades, à época, entre 5 e 14 anos.
A declaração dada à Rede Amazônica na época chamou a atenção pela indiferença ao citar os crimes: “Era rapidinho, não fazia nada não, era rapidinho”. Ele foi preso e condenado pelos abusos.
2016
Vítimas foram abusadas pelo agressor, preso na época
Divulgação/Polícia Civil
Ex-lutador é preso suspeito de estuprar filha de 2 anos e enteada de 9
Também de Oiapoque vem a reportagem mais lida em 2016. E também tratando de abusos contra crianças. Um ex-lutador de MMA, de 22 anos, foi preso suspeito de abusar sexualmente da filha de dois anos e da enteada de nove.
A prisão ocorreu em flagrante dentro da própria delegacia, quando o suspeito tentava intimidar a mãe das vítimas enquanto ela denunciava o caso.
2017
Mulher tem cabeça raspada por ex-namorado em Macapá
Divulgação/Polícia Militar do Amapá
Mulher é mantida em cárcere privado e tem cabeça raspada pelo ex-namorado
Uma mulher de 25 anos foi mantida em cárcere privado e teve a cabeça, a sobrancelha e a parte íntima raspadas pelo companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. O agressor cumpria pena em regime semiaberto por tráfico de drogas.
Foram os vizinhos que ouviram os pedidos de socorro da vítima e chamaram a polícia. Ao chegarem no local, os policiais militares flagraram o homem no momento em que ele amordaçava a ex-namorada para evitar que ela pedisse ajuda.
2018
Ronald Willian e Ricardo Oliveira foram baleados e morreram
Facebook/Reprodução
Policial civil atira em jovens ao confundi-los com assaltantes e se mata em seguida ao perceber engano, diz PM
Ronald Willian Souza e Ricardo Brito de Oliveira, de 21 e 23 anos, morreram após serem confundidos por assaltantes num mercantil no bairro Jesus de Nazaré, em Macapá. Um policial civil fez os disparos contra eles e, ao perceber o engano, atirou na própria cabeça.
A investigação apontou que, o policial Jorge Henrique Banha passava na frente de um mercado quando viu os dois jovens, que são primos, em um carro branco e pensou que eles estivessem assaltando o local. Eles foram alvo de pelo menos 10 disparos. Ronald morreu na hora e Ricardo não resistiu após cinco dias internados.
2019
‘Responsável vai aparecer’, diz Bolsonaro sobre músico que morreu em carro alvejado por 80
‘O Exército não matou ninguém; o Exército é do povo’, diz Bolsonaro sobre morte a tiros de músico no Rio
Durante vista ao Amapá em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro falou pela primeira vez sobre o assassinato cruel do músico Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos.
Ele foi morto pelo Exército no Rio de Janeiro quando o carro que dirigia foi alvo de pelo menos 80 tiros de fuzil disparados por soldados do Exército. Os militares dizem que confundiram o carro com o de criminosos.
2020
Helicóptero do GTA chegou a ir ao local para atendimento médico
GTA/Divulgação
Grávida de 9 meses é morta com tiro acidental em Macapá; criança teria feito o disparo
Angélica Oliveira, de 30 anos, grávida de 9 meses, morreu após ser baleada nas costas dentro de casa na comunidade rural de Maruanum, em Macapá. A investigação preliminar do caso apontou que a mulher foi baleada acidentalmente pela própria filha, uma criança.
Ela ainda chegou a receber atendimento médico, mas morreu minutos depois. O feto também não resistiu.
2021
Fabrício Oliveira Barbosa e Renato Siqueira de Jesus nunca foram encontrados
Reprodução
Busca por adolescentes que desapareceram em floresta no Amapá são encerradas após 16 dias
A suspensão oficial das buscas dos adolescentes Renato Siqueira de Jesus, de 13 anos, e Fabrício Oliveira Barbosa, de 14 anos, foi a matéria mais lida do g1 Amapá em 2021. Os dois desapareceram em 8 de abril numa região de floresta do município de Calçoene, no norte do Amapá, e nunca mais apareceram.
Ao longo de 16 dias de ações na região, poucos vestígios foram encontrados. A busca mobilizou mais de 50 profissionais do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Florestal e Polícia Civil, através do Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Canil.
2022
Delegado Carlos Alberto Gomes Pereira Filho ao lado do filho Arthur
Arquivo Pessoal/
‘Fiz de tudo para salvar meu filho’, diz delegado sobre menino de 2 anos que morreu engasgado com tampa de garrafa
O pai do menino Arthur Gomes Benjamim, de 2 anos, que morreu em 7 de janeiro engasgado com uma tampa de garrafa pet, se pronunciou pela 1ª vez sobre o caso, quatro dias depois, por meio de uma carta de esclarecimento.
No relato, Carlos Alberto Gomes Pereira Filho, que trabalha como delegado da Polícia Civil do Amapá, disse que fez de tudo para salvar a vida do filho e detalha o sofrimento que passa com as alegações de negligência. Os dois estavam sozinhos no momento do acidente.
2023
Criança de 3 anos baleada durante ataque em igreja morreu na tarde desta sexta-feira (14)
Reprodução/Internet
A pequena Evelin Lopes de Souza, de apenas 3 anos, que foi baleada durante um ataque em uma igreja evangélica no município de Santana, Região Metropolitana de Macapá, em 10 de abril, não resistiu e morreu em 10 de abril. Ela passou 6 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), na capital.
A morte da criança foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O ataque a igreja aconteceu durante o culto. Um homem morreu e além da criança, outras duas pessoas haviam ficado feridas. O procurado pela morte da criança ainda não foi preso.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.