• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Independência do Brasil: data que marca a expulsão dos portugueses ainda é desconhecida por muitos

Poucos brasileiros sabem que a expulsão dos portugueses foi conquistada com sangue em uma guerra que começou bem antes do 7 setembro, na Bahia. Salvador se prepara para a festa do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia
Salvador vai comemorar o domingo, dia 2 de julho, os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. A data marca a expulsão dos portugueses, e, ainda hoje, é desconhecida por muitos brasileiros.
A estátua de um soldado tocando uma corneta marca uma esquina em Ipanema, no Rio de Janeiro. Mas, na agitação da grande cidade, poucos sabem o significado dela.
“Já tinha visto, mas não sei da história”, diz a enfermeira Gleice Gomes.
“Não tenho a mínima ideia do que representa essa estátua”, afirma o mestre de obras João Florido.
O corneteiro Luís: um soldado português que teria sido um herói inusitado na luta pela Independência do Brasil. A estátua fica na esquina das ruas Garcia D’Ávila e Visconde de Pirajá, que se ligam às ruas Maria Quitéria, Joana Angélica, Barão da Torre e Barão de Jaguaribe.
Essas ruas levam nome de heróis que se destacaram na luta pela independência. Uma história que está fora da maioria dos livros didáticos. Poucos brasileiros sabem que a expulsão dos portugueses foi conquistada com sangue em uma guerra que começou bem antes do 7 setembro, na Bahia.
Era fevereiro de 1822, quando a madre Joana Angélica foi morta ao tentar impedir que soldados portugueses invadissem o claustro do Convento da Lapa, em Salvador, a procura de baianos rebelados contra Portugal.
“Depois desse episódio do assassinato da madre Joana Angélica, as pessoas de Salvador, a elite baiana, tenta conseguir organizar uma resistência e termina que é impedida, e esta elite foge para o Recôncavo. Daí Salvador é sitiada, aprisionada pelas tropas portuguesas. Então, todas as vilas do Recôncavo passam a se declarar contra esse aprisionamento de Salvador e contra a ideia de Portugal, do governo de Portugal, tornar o Brasil novamente uma colônia”, conta o historiador Jaime Nascimento.
Foi quando o povo se uniu para começar uma batalha contra o Exército português, que só terminou no dia 2 de julho de 1823, com a saída das tropas portuguesas da Bahia. A cidade de Cachoeira, no Recôncavo, foi quartel general do Exército Libertador, que chegou a ter 13 mil combatentes. E é de Cachoeira que todo 30 de junho sai a chama da liberdade para percorrer locais estratégicos da batalha. O fogo simbólico representa a união e bravura do povo pela liberdade.
“É uma festa maravilhosa, linda demais e estou passando isso para o neto”, vibra a artesã Nancyele Batista.
“Há anos que eu venho aqui, acompanho, e é a história viva. É uma viagem no túnel do tempo, e me sinto como se estivesse lá”, conta o historiador Humberto Miranda.
LEIA TAMBÉM
Globo Repórter passeia pelos cenários da Independência do Brasil na Bahia
Esquadrilha da Fumaça celebra Bicentenário da Independência com sobrevoo especial em Salvador
Independência do Brasil na Bahia: fogo simbólico parte do recôncavo e da região metropolitana em direção a Salvador
Adicionar aos favoritos o Link permanente.