Caminhão-tanque é retirado da PR-151, e pista é liberada após 18h de bloqueio, em Ponta Grossa


Segundo Corpo de Bombeiros, carga de quase 50 mil litros de combustíveis vazou após o acidente. Equipes tentam conter contaminação de rios da região. Gasolina de caminhão tombado atinge rio em Ponta Grossa
A PR-151 foi liberada por volta das 0h desta quinta-feira (15), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A rodovia ficou 18h bloqueada após um caminhão-tanque carregado com mais de 50 mil litros de combustíveis tombar no local.
O trecho ficou bloqueado por causa do risco de explosão no local. Dois guinchos foram usados para retirar o caminhão da pista.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão carregava cargas fracionadas de gasolina, óleo diesel e etanol.
Pista da PR-151 foi liberada após 18h bloqueada
Reprodução/RPC
Os bombeiros informaram que cerca de 70% da carga vazou e chegou ao Rio Pitangui.
“Todo esse combustível está acumulado nessa vegetação próxima. Esta sendo providenciada embarcação para colocar barreiras de contenção para que não chegue até o Rio Tibagi”, afirmou o major André Lópes.
Equipes tentam conter o espalhamento do combustível pelo Rio Pitangui, em Ponta Grossa
Reprodução/RPC
Contenção do combustível
Retroescavadeiras foram usadas para empoçar o combustível e tentar conter que ele se espalhe pelo rio.
Uma preocupação das equipes que tentam fazer a limpeza da área é que chova na região ao longo desta quinta-feira, o que pode provocar o espalhamento do combustível empoçado.
O Rio Pitangui é responsável pela captação de parte da água que abastece Ponta Grossa. Segundo a Sanepar, o vazamento aconteceu após o ponto de captação do manancial, e por isso não oferece risco ao abastecimento de água da cidade.
Agentes do Instituto Água e Terra (IAT) vão coletar água do rio para verificar o nível de contaminação. Segundo o órgão, a empresa dona da carga do caminhão pode ser responsabilizada pelos danos ambientais.
Veja os vídeos mais assistidos do G1
Veja mais notícias da região em G1 Campos Gerais e Sul.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”