Caminho dos Devotos, um caminho de luz e adoração em nossa região


Às margens da Rod. Assis Chateaubriand, km 444, 800m após o Clube San Fernando, ao lado direito da rodovia sentido Indiana. Na ordem os santos: Nossa Senhora Desatadora de Nós, Nossa Senhora Aparecida, Jesus Cristo, Nossa Senhora de Fátima, São Charbel.
A construção do “CAMINHO DOS DEVOTOS” somente foi possível em face da doação realizada em conjunto pelos empresários Agesner Monteiro e Pedro Sarkis Mezher (Pedro Conti Ponta Porã MS). Segundo o relato de Agesner Monteiro, desde a infância sempre teve muita fé em Deus e devoção aos santos retratados nas imagens construídas no local, razão pela qual ainda em tenra idade acalentou o sonho de contribuir para a construção de um lugar em que as pessoas pudessem ter um encontro mais íntimo com as coisas que considera sagradas. Assim, em uma conversa com seu amigo Pedro Sarkis Mezher (Pedro Conti Ponta Porã MS), o qual é devoto de SÃO CHARBEL e foi o responsável pela construção da IGREJA SÃO CHARBEL na cidade de Ponta Porã/MS, decidiram materializar o sonho e retribuir todas as bênçãos recebidas em suas vidas, criando o “CAMINHO DOS DEVOTOS”, o qual deverá manter-se permanentemente aberto para a visitação de fiéis.
Na foto Pedro Sarkis Mezher (Pedro Conti Ponta Porã MS), Pe. Rodrigo Gomes, Agesner Monteiro, Sua esposa Luana Martins e seu filho Ravi
Raul Muniz
A inauguração e consagração pelo Pe. Rodrigo Gomes aconteceu no último sábado (10/10/20) e contou com a participação de devotos de toda a região e também de autoridades locais. Para a segurança de todos foi desenvolvido um sistema de distanciamento, respeitando as medidas sanitárias vigentes.
Pe. Rodrigo consagrando o Caminho dos Devotos
Raul Muniz
Os fiéis que visitarem o local encontrarão abaixo de cada estátua um compartimento para acenderem velas, fazerem preces, orações, pedidos de intercessão e agradecimentos por graças recebidas.
A seguir, um pouquinho da história de cada santo, intimidade, intercessão e uma oração.
A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós foi doada pelo empresário Agesner Monteiro da Silva (Monteiro Formaturas)
Raul Muniz
Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Este título surgiu em 1700 com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. A pintura, de 1,1 metro de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo na Alemanha. O Papa Francisco, devoto, levou para Buenos Aires (Argentina) cartões-postais da imagem (conhecidos no Brasil por santinhos) onde há uma réplica da pintura na Igreja de San José del Talar.
Assim como é comemorado o dia de muitas Nossas Senhoras, o dia 15 de agosto também é o dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. E, o que seriam os Nós que ela têm desatado? Podemos dizer que são problemas, desafios, escolhas difíceis, algo que está parado ou atrapalhando a vida da pessoa. Segundo os devotos e fiéis, eles confiam e entregam esses problemas e pedem auxílio e socorro à Nossa Senhora, que os aliviam por sua intercessão.
Sobre a pintura, o artista inspirou-se em Ap 12,1: “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol (Mãe de Deus), a lua debaixo de seus pés (Imaculada Conceição), e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Mãe da Igreja)”; e na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”.
Sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes. Um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos. Significa uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.
Na parte inferior do quadro, percebe-se uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus.
Oração Desatadora dos Nós
Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir
em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca
de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino
e a imensa misericórdia
que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim
e vê o emaranhado de nós
que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero,
a minha dor e o quanto estou amarrado
por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus
encarregou de desatar os nós
da vida dos seus filhos,
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno
poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó
que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça
e teu poder intercessor
junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
recebe hoje em tuas mãos este nó………
Peço-te que o desates para a glória de Deus,
e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha,
sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças,
a riqueza das minhas misérias, a liberdade,
com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me,
protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada pelo empresário Agesner Monteiro da Silva (Monteiro Formaturas
Raul Muniz
Nossa Senhora Aparecida
A padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 30.000 fiéis.
Na história, o povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba do Sul com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.
Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o cavaleiro de seu cavalo; após o fato, a marca da ferradura ficou cravada na pedra. O cavaleiro, arrependido, pediu perdão e tornou-se devoto.
Oração de Nossa Senhora Aparecida para Graças e Proteção
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado a vossa singular proteção,
fosse por vós abandonado.
Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamos-vos para sempre por nossa Mãe,
nossa protetora, consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos
da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.
Livrai-nos da tentação do demônio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém.
A imagem de Jesus Cristo foi doada pelo empresário Agesner Monteiro da Silva (Monteiro Formaturas)
Raul Muniz
Jesus Cristo
Nascido em um lugar simples e humilde, um estábulo em Belém. Gerado pelo Espírito Santo através da virgem Maria, a escolhida para conceber o filho de Deus, junto com seu fiel e castíssimo esposo, o carpinteiro José. Logo em seu nascimento foi visitado por 3 reis magos que seguiram a Estrela de Belém e lhe ofereceram presentes. Enfrentou grandes desafios e perseguições desde que nasceu, o rei Herodes quando ficou sabendo do nascimento do Filho de Deus, mandou matar todas as crianças que ali viviam com até 2 anos de idade. Viveu grande parte da sua infância e juventude em Nazaré, já adulto foi batizado por João Batista no Rio Jordão e seguiu sua peregrinação pelos caminhos de Belém, ensinando e passando mensagens do bem aos povos. Durante esse tempo, Jesus realizou milagres e conquistava cada vez mais seguidores, era adepto a bondade e a caridade. Tinha consigo 12 discípulos, chamados de Apóstolos que eram responsáveis por pregar o evangelho, inclusive Judas que ficou conhecido entre os 12 como o Traidor que entregou Jesus aos Romanos, que resulta na captura, humilhações, crucificação e cruel morte de Jesus. Após sua morte, ressuscita ao terceiro dia que dá sentido a Pascoa que é uma das celebrações mais importantes para a religião cristã, onde representa a morte e ressureição de Jesus. Toda a sua história é contada através da Bíblia, onde podemos relembrar, estudar, aprender e tentarmos ser um pouquinho de Jesus em nossa vida terrena. Cristo é o enviado de Deus para salvar os homens com a sua morte, é o símbolo do cordeiro enviado por Deus para tirar o pecado do mundo.
Oração – Conversa com Jesus
“Meu querido Jesus Cristo, em vós deposito toda a minha confiança. Vós sabeis de tudo, ó Pai e Senhor do universo. Vós sois o Rei dos reis. Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver e o leproso sarar. Vós, que vedes minhas angústias, minhas lágrimas, bem sabeis, divino amigo, como preciso alcançar de vós esta graça que espero, com muita fé e confiança. Fazei, divino Jesus Cristo, que eu a alcance, pois necessito muito. Por isso, peço-lhe com muita fé (pedir a graça). A conversa convosco, meu grande mestre, me dá ânimo e alegria para viver. Como gratidão, distribuirei esta oração a outros que precisam de vós, para que aprendam a ter fé e confiança em vossa misericórdia. Iluminai meus passos, assim como o sol ilumina, todos os dias, o amanhecer. Jesus Cristo, tenho total confiança em vós e, a cada dia que passa, aumenta minha fé e meu amor.”
A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi doada pelo empresário Agesner Monteiro da Silva (Monteiro Formaturas).
Raul Muniz
Nossa Senhora de Fátima
É uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenómeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917. O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal. O dia 13 de maio ficou marcado na história e ainda hoje é celebrado o dia da santa.
Oração a Nossa Senhora de Fátima
Virgem Santíssima,
transbordante da mais pura alegria
pela presença em vós do Verbo Divino Encarnado,
fazei com que, imitando na terra a pureza de vossa Anunciação,
a caridade de vossa Visitação a Santa Izabel,
amor terno a Jesus recém-nascido no presépio,
a humilde obediência com a qual vos apresentastes
no templo de Jerusalém,
possamos merecer também, como vós,
pela solicitude constante em buscarmos a Jesus durante a vida, encontrá-lo definitivamente no templo de Sua Glória Eterna.
Amém.
A imagem de São Charbel foi doada pelo empresário Pedro Sarkis Mezher (Pedro Conti Ponta Porã MS
Raul Muniz
São Charbel Makhlouf
Nasceu em Bekaa Kafra, no dia 8 de maio de 1828 e faleceu em Annaya, no dia 24 de dezembro de 1898. São Charbel foi um monge maronita libanês, declarado santo pela Igreja Católica, 24 de julho é a data em que se comemora o Dia de São Charbel.
Após sua morte, seu túmulo começou emitir uma luz e segundo a história isso aconteceu por 45 dias, um verdadeiro sinal de sua santidade. Mesmo após sua morte, seu corpo permaneceu intacto, suando e sangrando durante 78 anos, todo esse suor e sangue foi coletado e guardado, ainda nos dias de hoje esse material é utilizado nos óleos que os devotos recebem nas igrejas maronitas. Existem cerca de 29 mil milagres documentados em arquivos do mosteiro e todos os anos ocorrem milagres através de sua intercessão. São Charbel é um exemplo de vida consagrada e mística.
Oração a São Charbel
Ó Deus, misericordioso e amoroso,
prostro-me diante de Vós e, do fundo do meu coração,
Vos elevo uma oração de agradecimento por tudo que me concedestes,
pela intercessão de São Charbel.
Agradeço-vo ó admiralvel São Charbel.
Não encontro palavras para expressar minha
gratidão pelos benefícios recebidos.
Ajudai-me sempre, a fim de que seja
sempre digno de receber as graças de Deus e de
merecer a vossa proteção.
Amém
“Que esse lugar tenha um propósito que possa ir além da beleza, que ele possa ser um caminho de bênçãos e de graças alcançadas por todos que aqui passarem, esse é o nosso pedido aos céus e que assim seja, Amém” – Agesner Monteiro.
Um clique especial feito com drone em uma visão Panorâmica do Caminho dos Devotos
Raul Muniz
Caminho dos Devotos
Endereço: Rod. Assis Chateaubriand (SP-425), km 444 + 800m
Telefone: (18) 99701-1231
Facebook – https://www.facebook.com/caminhodosdevotos
Instagram – https://www.instagram.com/caminhodosdevotos
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”