Campanha de vacinação contra poliomielite será realizada em Rio Preto a partir de sábado


Salas estarão abertas no dia 17 e 24 de outubro. Objetivo é evitar aglomerações e novos contágios por Covid-19. Campanha de vacinação contra poliomielite terá dois ‘Dias D’ em Rio Preto
Reprodução/TV TEM
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) informou nesta quinta-feira (15) que vai realizar dois “Dias D” da campanha de vacinação contra a poliomielite. As salas estarão abertas no dia 17 e 24 de outubro. O objetivo é evitar aglomerações e novos contágios por Covid-19.
Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha segue até o dia 30 de outubro. A expectativa é de que 19.149 crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos recebam a dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), que protege contra a paralisia infantil.
Até agora, somente 1.906 crianças receberam a dose, ou seja, 9,95% do total. O Ministério da Saúde preconiza meta de 95% de cobertura vacinal.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, para receber a dose basta procurar uma sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, levando carteirinha de vacinação. Os locais das salas de vacinas podem ser consultados pelo site. No sábado, 23 salas de vacina estarão abertas, das 8h às 16h30.
Vacinação na pandemia
Em Rio Preto, as coberturas vacinais têm apresentado quedas expressivas nos últimos meses por conta da pandemia de coronavírus.
“As pessoas ficaram com receio de sair ou têm a sensação que as crianças estão seguras e protegidas por estarem em casa, o que não é verdade. Os adultos podem transmitir as doenças para as crianças e as crianças quando se infectam são transmissoras em potencial para outras faixas etárias”, afirma a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.
Por isso, mesmo na pandemia é importante manter a vacinação em dia, adiando a imunização somente se apresentar sintomas gripais. Ao buscar a sala de vacina, é necessário que todos sigam os protocolos de prevenção e segurança, como o uso de máscara, respeito ao distanciamento e higienização das mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel.
Multivacinação
Além da campanha contra a poliomielite, o Ministério da Saúde também promove até o dia 30 de outubro a campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para essa campanha, não há estimativa nem meta, mas é importante que os pais levem os filhos a uma sala de vacina.
Assim como para crianças, a vacinação de adolescentes também sofreu queda. Para a vacina contra meningite ACWY, recomendada para adolescentes de 11 e 12 anos, a cobertura está em cerca de 15%. “Muitas famílias não sabem que essa vacina está disponível pelo SUS. Por isso, é importante levar as crianças às salas de vacina para colocar tudo em dia”, reforçou a gerente.
Veja quais são as vacinas de rotina por faixa etária
Para crianças de até seis anos de idade: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Polio inativada e Polio oral, Rotavírus, Pneumovalente 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Varicela, DTP e Hepatite A.
Para crianças a partir dos sete anos de idade e adolescentes: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e térano – adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.
Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba
Confira as reportagens do TEM Notícias de Rio Preto
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.