Candidatos de BH dizem o que pretendem fazer para reduzir a fila por cirurgias eletivas no SUS

Eles falaram sobre investimentos na atenção básica e parcerias com iniciativa privada. O G1 dá sequencia, nesta quarta-feira (14), a uma série de reportagens sobre as propostas dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições 2020. A pergunta enviada aos que estão à frente nas pesquisas foi: “Quais são os planos para reduzir a fila por cirurgias eletivas, que aumentou com a pandemia do novo coronavírus?”.
Os candidatos tiveram até 50 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato. Veja abaixo as propostas. Os nomes estão em ordem alfabética.
Áurea Carolina (Psol)
A candidata disse que é importante investir na atenção básica para resolver o problema da fila por cirurgias eletivas de forma duradoura. Em curto prazo, segundo ela, é preciso aumentar disponibilidade de leitos e de profissionais qualificados no SUS.
A candidata Áurea Carolina fala como vai reduzir fila por cirurgias eletivas
Bruno Engler (PRTB)
O candidato afirmou que o coronavírus não pode ser considerado a única situação complicada enfrentada pela prefeitura. Ele propõe parcerias com setor privado para expandir possibilidade de leitos.
O candidato Bruno Engler fala como vai reduzir fila por cirurgias eletivas
João Vítor Xavier
O candidato propõe parceria com clínicas e hospitais particulares para que as cirurgias possam ser feitas durante a madrugada. Segundo João Vítor Xavier, a prefeitura tem R$ 4,5 bilhões do orçamento para a saúde. Esta parceria gastaria 1% do recurso, segundo o candidato.
Kalil (PSD)
O prefeito e candidato à reeleição Alexandre Kalil disse que foram feitas 133 mil eletivas em quatro anos. E afirmou que não é possível fazer convênio com a rede privada, que não aceita pagamentos da tabela SUS.
O candidato Alexandre Kalil fala como vai reduzir fila por cirurgias eletivas
Rodrigo Paiva (Novo)
O candidato afirmou que a demanda reprimida já começa nos ambulatórios por consultas especializadas e piorou com a pandemia. Segundo ele, a realização de mutirões e a atuação em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde são a saída.
O candidato Rodrigo Paiva fala como vai reduzir fila por cirurgias eletivas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”