Candidatos de Ribeirão Preto dizem o que querem fazer contra a espera no transporte público


Políticos mencionam a necessidade de mais ônibus em circulação, corredores exclusivos e faixas reversíveis, um aplicativo com itinerários e previsão de horários, além da municipalização do serviço. Transporte público de Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
O G1 publica nesta quarta-feira (14) uma reportagem com as promessas dos candidatos a prefeito do Ribeirão Preto (SP) para solucionar a demora enfrentada pelos usuários de ônibus da cidade. A pergunta enviada aos 11 concorrentes foi “Qual a sua proposta para reduzir o tempo de espera dos usuários no transporte público de Ribeirão Preto?”.
Veja os planos para a Saúde
Conheça os planos para a Educação
Os candidatos tinham até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:
Chiarelli (Patriota)
Chiarelli (Patriota) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato afirma que, para reduzir a espera no transporte público, é preciso colocar mais ônibus para a população. Ele também menciona que o sistema oferecido não pode ter preços abusivos e defende a presença de cobradores nos veículos. Chiarelli ainda diz que idealiza a implantação de um VLT.
Coronel Usai (PRTB)
Coronel Usai (PRTB) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato promete linhas de ônibus com conexões entre as regiões Norte e Sul, Leste e Oeste sem necessidade de pagamento de uma segunda passagem, além do realinhamento de todos os itinerários da cidade e do distrito de Bonfim Paulista, além de faixas reversíveis para uso exclusivo dos ônibus.
Cris Bezerra (MDB)
Cris Bezerra (MDB) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
A candidata afirma que reduzir o tempo no itinerário será uma das principais metas de gestão, e que é preciso muito diálogo tanto com que utiliza o transporte público quanto com quem oferece o serviço para a população. Ela também promete um maior número de ônibus para solucionar o problema.
Duarte Nogueira (PSDB)
Duarte Nogueira (PSDB) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato promete a construção de pontes, viadutos e 11 corredores de ônibus que totalizam 56 quilômetros pelo programa Ribeirão Mobilidade para melhorar o transporte coletivo, deixá-lo mais ágil e criar mais conexões. Nogueira ainda menciona ônibus elétricos, ar-condicionado e wi-fi nos veículos.
Emilson Roveri (Rede)
Emilson Roveri (Rede) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato promete ciclovias conectadas e o desenvolvimento de um aplicativo em que o usuário, ao informar pontos de partida e destino, terá previsão de horários de saída e de chegada, além do número de assentos vagos e, em caso de indisponibilidade, a possibilidade de buscar caronas solidárias.
GB33 (PMN)
GB33 (PMN) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato promete, para acabar com o tempo de espera nos ônibus, eliminar o que define como “corda de caranguejos”, em referência a políticos que, segundo ele, prejudicam o transporte público. Gérsio Baptista também menciona que vai mudar o sistema de área azul, hoje com papel e caneta.
Machado (PT)
Machado (PT) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato afirma que só há duas maneiras de resolver esse problema, considerado por ele um desafio em todo o mundo. Além de aumentar a frota de ônibus, Alberto Machado promete ampliar o número de corredores e de faixas exclusivas para o transporte coletivo para garantir fluidez no serviço.
Mauro Inácio (PSOL)
Mauro Inácio (PSOL) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato promete municipalizar o transporte para solucionar não só a demora na fila, mas também a qualidade e o preço cobrado dos usuários. Mauro Inácio também propõe gratuidade para quem não pode pagar e um fundo municipal para o setor com publicidade, doações e recursos da Prefeitura.
Rodrigo Junqueira (PSL)
(candidatura questionada na Justiça Eleitoral)
Rodrigo Junqueira (PSL) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato promete acabar com o que classifica como um monopólio na prestação do serviço para acabar com as filas e o tempo de espera no transporte público. Rodrigo Junqueira também menciona que é preciso implementar a utilização de vans e micro-ônibus no deslocamento dos passageiros.
Suely Vilela (PSB)
Suely Vilela (PSB) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
A candidata afirma que, para melhorar o transporte público, é preciso fiscalização da Prefeitura em relação aos investimentos previstos no contrato de concessão do serviço no município. Suely promete tomar providências para garantir o cumprimento integral das cláusulas que foram assinadas em 2012.
Vanderley Caixe (PCdoB)
Vanderley Caixe (PCdoB) fala sobre transporte público em Ribeirão Preto
O candidato afirma que a demora no transporte público tem relação com um número de veículos inferior ao necessário. Para solucionar o problema, Vanderley Caixe promete construir corredores de ônibus e uma descentralização das atividades econômicas, com atuação na periferia da cidade.
Calendário das eleições 2020
Confira abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:
27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
15 de novembro: primeiro turno da eleição;
29 de novembro: segundo turno da eleição;
até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

ATUALIZAÇÃO
-Em 6 de outubro, a Justiça Eleitoral anulou a segunda convenção do PSL, tirando Rodrigo Junqueira da disputa. A defesa do candidato informou que entraria com recurso.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
Eleições 2020 – Funciona Assim
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.