Candidatos dizem o que pretendem fazer para melhorar a mobilidade urbana em Porto Velho

Propostas incluem os ônibus do transporte coletivo, criação de ciclovias, adaptação de calçadas e controle do tráfego nas ruas. Os candidatos a prefeito de Porto Velho responderam quais as propostas para a mobilidade urbana no município. Esta é a segunda de uma série de reportagens sobre os planos dos candidatos para a capital nas eleições 2020.
Na primeira matéria foi abordado o tema do saneamento básico, e ainda serão comentadas propostas para os distritos e áreas ribeirinhas, agricultura e meio ambiente.
Confira o plano de governo dos candidatos a prefeito de Porto Velho
Conheça regras e saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer
TRE-RO define tempo e ordem de candidatos no horário eleitoral em Porto Velho
Os concorrentes tinham até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas dos candidatos. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:
Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade)
Confira propostas do candidato Coronel Ronaldo para o saneamento básico de Porto Velho
O candidato propõe para a mobilidade urbana ações como sinalização orientada para o tráfego e a implantação de um terminal de integração. (Veja o vídeo acima).
“Nossas propostas para a mobilidade urbana começam desde a modernização da rede semafórica com a implantação de sinalização orientada pelo tráfego. Implantaremos um terminal de integração da mesma forma que temos projeto para implantarmos um edifício garagem no centro da cidade, contribuindo para a diminuição do fluxo de veículos nas vias públicas. Também implantaremos os corredores de segurança”.
Cristiane Lopes (PP)
A candidata não enviou o vídeo com as propostas.
Dr. Breno Mendes (Avante)
Confira propostas do candidato Dr Breno Mendes para o saneamento básico de Porto Velho
O candidato fala de apoiar profissionais que atuam com táxi, mototáxi e aplicativos, além de implementar ciclofaixa na cidade. (Veja o vídeo acima).
“Sobre a mobilidade urbana, nós iremos fazer de fato você ter acesso a um transporte coletivo de qualidade e pontualidade. Iremos apoiar os aplicativos, motatixsta, taxista e regulamentar definitivamente o táxi compartilhado, sem esquecer de hoje fazer toda a ciclofaixa que hoje não existe”.
Edvaldo Soares (PSC)
Confira propostas do candidato Edvaldo Soares para o saneamento básico de Porto Velho
O candidato cita a sincronização dos semáforos como uma forma de facilitar o tráfego em vias públicas, e também fala de mudar as rotas de ônibus. (Veja o vídeo acima).
“Eu pretendo incentivar a verticalização, assim, as verbas e recursos serão aplicados de forma mais eficiente. Eu vou criar o “Onda Verde”, sincronia dos semáforos, para que as vias fiquem expressas. Terminais de ônibus, inclusive, modernos, abrindo porta para a geração de empregos, com conveniência. Replanejar as rotas de ônibus para facilitar o acesso da população”.
Geneci Gonçalves (PSTU)
Confira propostas do candidato Geneci Gonçalves para o saneamento básico de Porto Velho
O candidato fala de uma nova dinâmica na mobilidade em Porto Velho com o alargamento e abertura de ruas e criação de novas linhas de ônibus. (Veja o vídeo acima).
“Como candidato a prefeito, propomos uma nova dinâmica na mobilidade municipal, com a abertura de vias, enlarguecimento, entre outros. Vamos enlarguecer a Caúla da Mamoré até a Humaitá, vamos abri-la da Humaitá até o Cristal da Calama 2, também vamos um novo acesso ao cemitério do Santo Antônio. Vamos criar as linhas inter-regionais e também as linhas regionais”.
Hildon Chaves (PSDB)
Confira propostas do candidato Hildon Chaves para o saneamento básico de Porto Velho
O candidato a reeleição fala da criação de corredores de ônibus e linhas expressas no transporte coletivo como forma de agilizar o deslocamento dos usuários. (Veja o vídeo acima).
“Nosso projeto de mobilidade urbana já teve início desde o início da gestão com a conclusão de todos os viadutos de Porto Velho e agora com o novo transporte coletivo. Em paralelo a isso, vamos criar corredores e linhas expressas para que as pessoas que vem tanto da Zona Sul quanto da Zona Leste de Porto Velho para a região Central tenham rapidez no seu deslocamento”.
Leonel Bertolin (PTB)
Confira propostas do candidato Leonel Bertolin para o saneamento básico de Porto Velho
O candidato propõe para a mobilidade urbana a criação de vias expressas nas zonas Leste e Sul de Porto Velho. (Veja o vídeo acima).
“Vejo que Porto Velho tem problemas que devem ser atacados imediatamente, como os casos da Zona Leste e Zona Sul. Na Leste a Avenida Rio de Janeiro será transformada em uma linha expressa para mais de 100 mil pessoas. Na Zona Sul a solução é criar duas vias expressas: uma no sentido Centro, outra no sentido BR”.
Lindomar Garçon (Republicanos)
Confira propostas do candidato Lindomar Garçon para o saneamento básico de Porto Velho
O candidato cita como proposta a regulamentação do transporte alternativo e a criação de novos corredores de ônibus. (Veja o vídeo acima).
“A mobilidade urbana em nosso governo será prioridade. Os transportes tipo alternativo serão regulamentados através de lei. Queremos oferecer um transporte de maior qualidade à nossa população. Os corredores para que os ônibus possam chegar com mais agilidade aos nossos bairros serão também construídos por nós”.
Pimenta de Rondônia (PSOL)
Confira propostas do candidato Pimenta de Rondônia para a mobilidade urbana de Porto Velho
O candidato propõe criar um passe livre para estudantes nos ônibus do transporte coletivo e adaptar calçadas na cidade. (Veja o vídeo acima).
“Durante a minha gestão, vou instituir o passe livre para o estudante no transporte coletivo. Nenhum jovem ou criança perderá um dia de aula por falta de transporte. E para os portadores de necessidades especiais, iremos adaptar as calçadas e paradas de ônibus para facilitar o embarque e desembarque, além de exigir o tratamento adequado que eles merecem”.
Ramon Cujuí (PT)
Confira propostas do candidato Ramon Cujui para a mobilidade urbana de Porto Velho
O candidato fala de elaborar um plano de mobilidade urbana que inclua transporte público, sistema viário, organização de fluxo de circulação, entre outros temas. (Veja o vídeo acima).
“Vamos elaborar e encaminhar para a aprovação da Câmara Municipal o plano de mobilidade urbana de Porto Velho e dos distritos, que não foi sequer iniciada a sua elaboração. Quando falamos de mobilidade urbana, estamos falando não somente do transporte público coletivo e da política tarifária e redução de custos do transporte coletivo, mas de organizar o sistema viário, o fluxo de circulação nas ruas, a construção de calçadas e áreas de circulação a pé, criar condições adequadas para a circulação de ciclistas. Melhorar a mobilidade urbana é humanizar a nossa cidade”.
Samuel Costa (PC do B)
Confira propostas do candidato Samuel Costa para a mobilidade urbana de Porto Velho
O candidato propõe para a mobilidade urbana a implantação de faixas de pedestre, ciclovias e sinalização em áreas periféricas. (Veja o vídeo acima).
“Planejamento de bairros autossuficientes, reorganizar, reestruturar um plano de mobilidade urbana em Porto Velho, e assim levar sinalização, faixa de pedestres, ciclovias, nas comunidades mais esquecidas pelo poder pública e levar qualidade de vida para o nosso povo, diminuindo os altos índices de acidentes no perímetro urbano e no perímetro rural em Porto Velho”.
Sargento Eyder Brasil (PSL)
Confira propostas do candidato Eyder Brasil para a mobilidade urbana de Porto Velho
O candidato cita como proposta a revisão do projeto de engenharia de trânsito e da utilização de recursos hidroviários. (Veja o vídeo acima).
“Uma cidade que se movimenta bem gera empregos e renda. Precisamos atacar os problemas de mobilidade, desde as calçadas irregulares, até a revisão do nosso projeto de engenharia de trânsito. Precisamos aproveitar melhor os nossos recursos hidroviários, estimulado a criação de novas rotas para atender as comunidades e promover o escoamento da nossa produção”.
Ted Wilson (PRTB)
O candidato não enviou o vídeo com as propostas.
Vinícius Miguel (Cidadania)
Confira propostas do candidato Vinícius Miguel para a mobilidade urbana de Porto Velho
O candidato diz que vai exigir o cumprimento de contratos a empresas prestadores de serviços e estudar a viabilidade da criação de um aplicativo para celular. (Veja o vídeo acima).
“Com relação à mobilidade urbana, nós vamos tratar com respeito o cidadão. Vamos exigir das empresas prestadoras de serviços o fiel cumprimento dos contratos. Nós vamos estudar a viabilidade da criação de um aplicativo de celular para que o cidadão e usuário do transporte possa saber em tempo real a rota e a localidade de cada ônibus, evitando assim os tempos de espera no sol quente, na chuva, na poeira, fazendo com que o cidadão possa se deslocar ao ponto somente quando o ônibus estiver lá chegando”.
Williames Pimentel (MDB)
Confira propostas do candidato Williames Pimentel para a mobilidade urbana de Porto Velho
O candidato propõe o fortalecimento do transporte coletivo, incluindo ônibus, táxi compartilhado e por aplicativo. (Veja o vídeo acima).
“Mobilidade urbana é uma prioridade do nosso governo em fortalecer o transporte coletivo do cidadão, quer seja via os ônibus que começaram recentemente, com o táxi compartilhado que foi a grande salvação da população quando não existia ônibus e o táxi aplicativo. Esses três nós temos que melhorar ainda mais o serviço, coordenar, porque o cidadão é o nosso foco principal para poder ir e vir”.
Veja propostas dos candidatos à prefeitura de Porto Velho
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.