Carreata encerra as atividades de conscientização do Outubro Rosa em Nova Friburgo, no RJ


Dezenas de carros passaram por vários pontos da cidade alertando sobre a importância do autocuidado. Carreata contra o câncer de mama
Após dez anos promovendo a caminhada do Outubro Rosa, este ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Associação das Mulheres Mastectomizadas de Nova Friburgo (Amma) decidiu manter, de alguma forma, o evento já tradicional na cidade transformando a caminhada em uma Carreata Rosa.
“Se a gente deixar de fazer, é um ano que passa, no ano que vem o pessoal não junta de novo. E, é muito importante a gente tá falando, enfatizando sempre (…) pro pessoal fazer o autoexame, não se descuidar”, afirma a presidente da Amma, Maria Helena Moraes.
Encerramento do Outubro Rosa é marcado por evento em Nova Friburgo, no RJ
Ana Paula Lengruber
A carreata do Outurbo Rosa, passou pelos bairros de Olaria, Duas Pedras e Centro. Os carros foram enfeitados com balões cor de rosa para que todos pudessem identificar o assunto e lembrar da necessidade de se tocar.
“É importantíssimo isso, né?! Não fazer como eu fiz. Eu deixei de lado. Tinha uma suspeita de um nódulo em 2013”. O relato é da Marizete Albuquerque, há 20 dias operada de um câncer. O nódulo a que ela se refere era um tumor. Agora Marizete afirma que está firme e forte fazendo o tratamento dela e incentivando outras mulheres a se cuidar sempre.
Se detectado no início, o câncer de mama tem chances reais de ser curado. Por isso é preciso que o Outubro Rosa sirva de conscientização o ano todo, defende Maria Helena: “É o que a gente pede pra todo mundo, que as mulheres se cuidem o ano inteiro. Não é só em outubro”, conclui a presidente da Amma.
Vídeos: RJ1 Inter TV
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.