Ceará é o estado com maior índice de isolamento social do Nordeste, aponta estudo


Com taxa de 39,4%, percentual cearense é o oitavo maior do Brasil. Isolamento social no Ceará é o segundo maior índice do Nordeste
TV Globo
O Ceará registrou o maior índice de isolamento social do Nordeste, na última sexta-feira (20), com 39,4% da população cearense adotando o distanciamento como medida sanitária. Por conta da taxa, o Estado está entre os dez estados brasileiros que mais aderiram à medida sanitária. O levantamento foi realizado pela empresa In Loco.
O mapa utiliza a localização de dispositivos móveis, como aparelhos celulares, para medir a taxa de distanciamento. A empresa estuda o comportamento de localização de 60 milhões de usuários no Brasil e garante que privacidade e anonimato estão preservados.
Todos os nove estados nordestinos ficaram acima de 35% de adesão. Além do Ceará, as maiores taxas da região foram registradas em Alagoas (39,2%), Bahia (37,9%) e Paraíba (37,8%). A menor taxa foi notificada no Rio Grande do Norte: por lá, cerca de 36,3% da população aderiu ao isolamento nesta sexta.
Nenhum estado do Nordeste registrou taxa maior que 50% de adesão ao isolamento, limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar o avanço da Covid-19.
Ainda de acordo com o monitoramento In Loco, a última vez em que mais da metade dos cearenses estiveram em distanciamento social foi em 7 de junho. Na ocasião, 51,6% da população optou por ficar em casa. O pico de isolamento no Estado foi registrado no dia 22 de março, com 62% da população adotando a medida sanitária.
Confira a taxa de isolamento em cada estado do Nordeste
Ceará: 39,4%
Alagoas: 39,2%
Bahia: 37,9%
Paraíba: 37,8%
Piauí: 37,7%
Maranhão: 37,5%
Pernambuco: 36,7%
Sergipe: 36,5%
Rio Grande do Norte: 36,3%
Isolamento no país
No ranking nacional, o Rio de Janeiro (RJ) lidera a lista de isolamento, de acordo com o painel In Loco. Neste sábado, 48,39% dos cariocas cumprem as medidas sanitárias e permanecem em casa. Dão continuidade à lista de maiores taxas Amazonas (45,59%), Acre (45,27%), Roraima (42,84%) e Amapá (41,52%).
O país não atinge a taxa recomendada de 50% de isolamento desde 24 de maio, quando 53,8% da população esteve em casa. Neste sábado, a base de dados mostrou ainda que apenas 38% dos brasileiros adotaram o distanciamento.
Covid-19 no Nordeste
Com pelo menos 290.484 casos registrados, o Ceará é o segundo estado do nordeste com mais casos de Covid-19, ficando atrás apenas da Bahia, que soma 382.164 ocorrências da doença. Apesar de ficar em segundo lugar no número de infecções, o Ceará acumula, desde o começo da pandemia, o maior número de óbitos em decorrência da doença: por aqui, pelo menos 9.487 cearenses morreram por complicações causadas pelo novo coronavírus.
Os dados foram retirados do painel de notificações Covid-19 administrado pelo Consórcio Nordeste e foram atualizados, pela última vez, às 21h53 desta sexta-feira (20).
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 minuto:
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.