Cemitérios têm medidas de prevenção ao coronavírus para dia de Finados no Sul de Minas


Entre as recomendações, estão o uso de máscaras e de álcool em gel, além de medidas contra aglomerações. Cemitérios planejam ações contra dengue e coronavírus no Dia de Finados
Cemitérios das maiores cidades do Sul de Minas estão nos preparativos para a movimentação do feriado de Dia de Finados, na segunda-feira (2). Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, foi preciso adaptar as regras, com medidas para garantir a segurança dos visitantes.
Além da desinfecção realizada nesta semana, que precede o feriado, alguns protocolos deverão ser seguidos como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Também há medidas contra a dengue, com orientações para que os visitantes não utilizem materiais que possam juntar água parada e criar focos do mosquito Aedes aegypti.
Varginha
Nos dois cemitérios de Varginha, Parque da Saudade e Cemitério Municipal, são realizados procedimentos de combate a dengue, buscando possíveis focos do mosquito. Foi feita também uma busca por escorpiões, por uma equipe do Centro de Zoonoses. Neste sábado (31), também acontece uma desinfecção de todo o local em função da Covid-19.
Em ambos os cemitérios, a entrada será limitada a 400 pessoas, que serão controladas por fichas. A administração dos cemitérios também recomenda que os visitantes levem álcool em gel e a própria água, para evitar o uso de bebedouros públicos.
As missas não poderão ser realizadas dentro do cemitério. O horário de funcionamento na segunda-feira (2) será das 7h às 18h.
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, no Cemitério Municipal, só será permitida a limpeza de jazigos até domingo (1°), às 17h45, para evitar que o tempo de permanência dos visitantes se estenda. Durante as visitas, será obrigatório o uso de máscaras, e apesar de ser disponibilizado álcool em gel para os visitantes, é recomendado que cada um leve o próprio.
A entrada não será limitada, porém a administração do local conta com a colaboração dos visitantes. Os vasos de flores devem ser furados para evitar água parada em caso de chuva.
As celebrações serão realizadas do lado de fora do cemitério, com estrutura montada com palanque, som, banheiros químicos e cadeiras dispostas com a distância necessária. O horário de funcionamento na segunda-feira (2) será das 6h às 18h.
Cemitérios têm medidas de prevenção ao coronavírus para feriado de Finados no Sul de Minas
Divulgação/Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Pouso Alegre
Em Pouso Alegre, a limpeza dos túmulos ficará sob responsabilidade da administração do cemitério, pare evitar aglomerações. O uso de máscaras também será obrigatório. A recomendação da prefeitura da cidade é de que as homenagens sejam breves e que as pessoas evitem ficar muito tempo no local.
A entrada de cemitério será pela Rua Comendador José Garcia e a saída pela Rua Amélia Batista Silva, o horário de funcionamento na segunda-feira (2) será das 6h às 18h. As missas não vão acontecer.
VÍDEOS: veja as últimas notícias da região
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.