Com 1º caso em Laranjal, Covid-19 chega a todas as cidades do Paraná, diz secretaria


Município da região central do estado era o único sem diagnósticos da doença. Ao todo Paraná tem mais de 200 mil casos e 5,1 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus. Laranjal, na região central do Paraná, foi a última do estado a registrar casos de Covid-19
Prefeitura de Laranjal
Laranjal, na região central do Paraná, confirmou o primeiro caso de coronavírus nesta quinta-feira (29), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com isso, todos os 399 municípios do Paraná registram, agora, ao menos um caso da doença.
Conforme a Sesa, o Paraná tem 5.125 mortes e 209.639 casos confirmados. Os dados foram divulgados em boletim desta quinta-feira.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
Uma das últimas cidades do Brasil a registrar diagnóstico de Covid-19, Laranjal tem 6.360 habitantes, sendo que 4.329 vivem na zona rural, segundo censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O primeiro paciente com Covid-19 de Laranjal é um homem, de 47 anos. O exame foi processado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná ainda nesta quinta.
A diretora de Saúde de Laranjal, Lucimara Silva, disse que, com o primeiro caso na cidade, a gestão pode estudar novos cuidados em relação à pandemia.
“Todos os cuidados a gente continua tomando, lógico que a partir de agora serão dobrados. Mas todos os cuidados vão ter que permanecer”, afirmou.
Em julho, a Sesa chegou a confirmar um caso de coronavírus em Laranjal, que posteriormente foi transferido por se tratar de um paciente que morava em Maringá, no norte do estado.
Medidas adotadas
O hospital mais próximo de Laranjal fica em Pitanga, também na região central do estado, que está há cerca de 20 km da cidade.
Por causa da pandemia, o município concentrou os atendimentos de saúde em uma unidade básica que fica no Centro.
Além disso, a cidade chegou a implantar barreiras sanitárias e fechou o comércio. Aos poucos, as atividades foram sendo normalizadas, seguindo decretos estaduais, conforme a prefeitura.
A gestão municipal acredita que os cuidados da população, a baixa densidade demográfica, e a concentração da população na área rural tenham contribuído para a demora da chegada da doença em Laranjal.
Coronavírus no Paraná
O Paraná registrou os primeiros casos de coronavírus no dia 12 de março. Já no dia 27 do mesmo mês, o estado confirmou as primeiras mortes.
Poucas semanas após a confirmação dos primeiros diagnósticos, o governo do estado tomou uma série de medidas, como a suspensão de aulas e a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Pouco mais de 30 dias depois dos primeiros registros da doença no estado, o Paraná chegou a marca dos 1 mil diagnósticos. Em 14 de agosto, eram 100 mil casos. No dia 21 de outubro, o estado ultrapassou os 200 mil diagnósticos.
Em relação às mortes, o Paraná chegou a 1 mil óbitos em julho, ultrapassando a casa dos 5 mil mortos no último dia 23.
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Veja mais notícias da região no G1 Campos Gerais e Sul.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.