Com greve do transporte coletivo, Cascavel complementa frota com transporte escolar rural


Segundo a Transitar, medida é válida a partir desta quinta-feira (29) para atender demanda. Frota será reforçada com mais 15 ônibus nos horários de pico, de segunda a sexta-feira. Motoristas e cobradores retomaram a greve do transporte público em Cascavel
Ana Flávia Nunes/RPC
Ônibus do transporte escolar rural serão utilizados para complementar a frota de Cascavel, no oeste do Paraná, por causa da greve dos funcionários do transporte coletivo. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (29), segundo a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar).
De acordo com a autarquia, a ampliação foi necessária para atender a alta demanda de passageiros em momentos específicos. Por isso, serão utilizados mais 15 ônibus nos horários de pico, de segunda a sexta-feira.
A Transitar informou que a contratação dos ônibus escolares é emergencial. O objetivo é tornar possível o cumprimento das medidas sanitárias, como o distanciamento social para prevenir a propagação do novo coronavírus.
Segundo a autarquia, o transporte alternativo não é equipado com leitores de cartão, por isso, os veículos extras farão o embarque de passageiros apenas dentro dos terminais. Ao longo do percurso, apenas desembarques serão permitidos.
O reforço no transporte será priorizado nas linhas com o maior número de passageiros. Segundo a Transitar, alguns ônibus terão horários e linhas definidos, e outros serão utilizados conforme a demanda.
Greve
A greve dos trabalhadores do transporte coletivo foi retomada no dia 13 de outubro. Conforme determina liminar, a categoria tem rodado com 65% da frota dos ônibus.
Os trabalhadores pedem pelo pagamento do vale-alimentação atrasado e reivindicam aplicação de reajuste de 2,55%, que foi aprovado em 2019.
Até o momento, o sindicato e as empresas que operam os ônibus não entraram em acordo.
VÍDEOS: mais vistos do G1 nos últimos 7 dias
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.