Com objetivo de estimular a alimentação saudável, HRBA realiza programação em Santarém


Colaboradores do hospital participaram de treinamento no qual aprenderam novas receitas, envolvendo produtos da horta orgânica. Horta orgânica no Hospital Regional em Santarém
Ascom HRBA/Divulgação
Reconhecido como unidade hospitalar que reconhece boas práticas de alimentação saudável, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), de Santarém, no oeste paraense, realiza a “Semana da Alimentação”. A ação tem o objetivo de disseminar a cultura da segurança alimentar e nutricional no ambiente hospitalar e inovar no cardápio de refeições oferecidas para colaboradores, acompanhantes e pacientes.
A programação da “Semana da Alimentação” continua nesta quinta-feira (15), com palestra sobre “Higiene dos Alimentos”, com os nutricionistas Harlei Franco e Ádrea Moreira. E na sexta-feira (16) com palestra sobre “Alimentação Saudável e prevenção do câncer”, com a Nutricionista Residente do HRBA, Renata Rios.
Celebrado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, foi criado para ser um alerta sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade. No quesito qualidade da refeição, em avaliação aplicada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), o HRBA apresenta resultado acima de 90% de satisfação.
Os colaboradores do Serviço de Nutrição Dietética (SND) do Hospital participaram de um treinamento com a gastrônoma Leila Fort, no qual aprenderam novas receitas, envolvendo produtos da horta orgânica do hospital.
Nutricionista deu dicas de alimentação saudável
Ascom HRBA/Divulgação
O treinamento é um estímulo aos hábitos alimentares, incentivado nas unidades administradas pela Pró-Saúde em todo o país. O trabalho de inteligência da entidade visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.
“Queremos proporcionar uma alimentação saudável e sustentável e muito sabor aos nossos usuários, além de principalmente capacitar os nossos colaboradores para prepararem refeições que levem em consideração a segurança alimentar e as especificidades e características do público que atendemos”, destacou a gerente de hotelaria do HRBA, nutricionista Ádrea Moreira.
Um levantamento aponta que de 2016 a setembro de 2020, 194 mil kg de resíduos orgânicos (folhas e galhos de árvores e restos de alimentos do hospital) que seriam desprezados, foram reaproveitados pelo hospital como adubo no projeto de compostagem e horta orgânica.
O cardápio da unidade é programado mensalmente, respeitando as leis da nutrição (quantidade, qualidade, harmonia e adequação), e montado utilizando os alimentos colhidos da horta (macaxeira, batata doce, feijão verde, maxixe, cebolinha, mamão, banana, acerola, entre outros).
Reconhecimento em alimentação saudável
HRBA estimula a alimentação saudável
Ascom HRBA/Divulgação
Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, certificado como Hospital Amigo do Meio Ambiente, o HRBA é Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação atesta que o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.
Além da ONA, a unidade obteve em 2020 mais uma importante certificação: o selo Green Kitchen. O programa é voltado às boas práticas de alimentação, centradas na utilização de alimentos sem agrotóxicos, ambientação natural e sustentabilidade.
A certificação foi conquistada após o hospital comprovar práticas saudáveis e sustentáveis como utilização de produtos certificados, controle de água, compostagem de resíduos orgânicos, reciclagem do óleo e treinamento sobre alimentação saudável e sustentabilidade.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”