Com queda de 47% no estoque, Hemoacre faz campanha de doação de sangue


Doações caíram de 39 bolsas diárias para 20, nas duas últimas semanas. Hemoacre registrou queda nas doações de bolsas de sangue
Reprodução
Com uma queda de pelo menos 47% no estoque, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) faz apelo para que doadores compareçam ao hemocentro de Rio Branco para fazer doação.
“A gente tem buscado parceiros para a doação de sangue, principalmente grupos, associações e empresas que se tornem fidelizados”, disse Quésia Nogueira, enfermeira do setor de Captação do Hemoacre.
Quésia explicou que a queda no estoque ocorreu nos últimos dias, conforme acompanhamento feito no quadro das doações.
“É mais ou menos assim: A gente tinha em torno de 38 a 39 bolsas dia e na segunda [28], por exemplo, foram 20”, disse.
A enfermeira afirmou que a necessidade de manter o estoque é em qualquer tempo, por isso destaca a importância de os doadores se tornarem fidelizados.
“A nossa luta por manter o estoque adequado, por atender a demanda solicitada dos médicos, das emergências continua independente de pandemia, da época do ano, a luta é a mesma. Então, a gente faz um apelo para a sociedade como um todo, principalmente aqueles grupos, ONGs, empresas, associações para que entrem em contato, ou instalem o aplicativo”, complementou.
Como ser doador
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, no caso de menores de 18 anos precisam estar acompanhados por responsável, pesar no mínimo 50kg e levar documento oficial com foto.
VÍDEOS: Jornal do Acre 1ª edição
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”