Como o Comunique-se 360 pode potencializar a comunicação dos órgãos públicos

O Comunique-se 360 é a nova plataforma de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Com uma abordagem projetada para multipúblicos, a solução se propõe a conectar marcas aos seus stakeholders. O software pode ser utilizado por inúmeros setores no mercado, assim como os órgãos públicos.

Nesse setor, é papel da comunicação criar uma canal de aproximação entre o órgão público a sociedade, a fim de prestar serviço e levar informação às pessoas. Além de estabelecer e produzir as principais estratégias de comunicação no âmbito geral.

Dentro desse processo, a responsabilidade de garantir a ligação entre entidades e seus multipúblico é da assessoria de comunicação, popularmente chamada de ASCOM — que engloba atividades relacionadas a assessoria de imprensa, publicidade e relações públicas.

Abaixo, vamos abordar com a plataforma Comunique-se 360 pode contribuir diretamente para uma comunicação com todos os públicos de interesse de um órgão público.

Funcionalidades do Comunique-se 360 para órgão público

#1 Relacionamento com a imprensa

Os jornalistas são, sem dúvidas, um dos públicos que mais exigem um amplo relacionamento por parte dos órgãos. Logo, o trabalho de assessoria de imprensa é indispensável — tanto para envios de releases com os principais comunicados quanto para o próprio atendimento aos jornalistas.

Para que tal relação com a imprensa gere bons retornos para o órgão público, torna-se primordial que o profissional responsável pela ASCOM tenha em mãos um bom mailing de jornalistas, com contatos estratégicos.

Geralmente, os comunicados enviados aos jornalistas bem segmentados, seja por região ou propriamente por tipos de assuntos. Na prática, é necessário ter os contatos dos colegas de redação para facilitar as tarefas diárias do órgão e garantir que os releases sejam entregues aos profissionais corretos.

No Comunique-se 360, você tem acesso ao maior banco de dados de jornalistas. Com mais de 60 mil contatos disponíveis na plataforma, é possível encontrar o perfil ideal de profissionais para distribuir sugestões de pautas e ampliar o relacionamento.

Contatos com garantia de atualização

Com a alta taxa de rotatividade nas redações, naturalmente, ao executar o trabalho de assessoria de imprensa é comum que com o tempo alguns contatos fiquem desatualizados. Seja porque o jornalista trocou de veículo ou apenas mudou sua cobertura  — editoria.

Atualizar um mailing list na “unha” não é tarefa simples. Exige muito tempo e há pouca margem para erro. Para evitar qualquer imprevisto com desatualização de dados, o Comunique-se 360 garante uma taxa em contrato, a fim de garantir que seus releases cheguem aos destinatários desejados.

Histórico de relacionamento

Para facilitar o trabalho da assessoria de imprensa, o Comunique-se tem ainda, uma espécie de régua de relacionamento. É possível, por exemplo, acessar o histórico de contatos com cada um dos jornalistas. Logo, há como deixar tudo registrado.

A funcionalidade contribui diretamente para o trabalho em equipe, onde mais de uma pessoa utilize a plataforma para executar as ações. E com o tempo, há como analisar os jornalistas que mais interagem com seus comunicados, basta recorrer às métricas disponíveis de forma individual.

Mailing Vip

No ramo de assessoria de imprensa é comum que os profissionais que se relacionam com os jornalistas de redação tenha seus próprios contatos — o que é popularmente conhecido no setor como mailing vip.

É natural que, com o networking, um assessor tenha o número direto de um ou outro jornalista. E para ter tudo registrado também com sua lista vip, é possível fazer upload da planilha no Comunique-360.

Assim, você pode usufruir das principais funcionalidades da plataforma para sua própria lista. Vale ressaltar que, qualquer lista importada, o acesso aos dados é exclusivamente do proprietário. Afinal, sabemos que em uma estratégia de comunicação, tais listas são extremamente pertinentes e geram grandes resultados.

#2 Monitore notícias em todos os tipos de mídia

Dentro do trabalho de assessoria da comunicação, mensurar todas as principais notícias que tenha relação com o órgão público na mídia é primordial. Com acesso à informação, é possível fazer gestão de crise e mensurar os resultados.

Com o Comunique-se 360, há como monitorar notícias no Brasil e no mundo, nos principais veículos de comunicação em todos os tipos de mídia: rádio, TV, impresso e online. Basta listar as principais palavras-chave e expressões para ter em mãos todas as notícias veiculadas.

Clipagem retroativa

Geralmente, a equipe de comunicação do órgão público altera com o tempo. Por isso, é primordial contar com uma ferramenta que faça ‘clipagem’ retroativa, para capturar conteúdos antigos — quando a gestão do setor ASCOM estava sob comando de outras pessoas — caso surja a necessidade de analisar algum conteúdo que já foi veiculado em outro período.

Alertas e relatórios

Configure os alertas na plataforma para receber as notificações em primeira mão sempre que uma matéria for ‘clipada’. Para compartilhar as notícias, basta recorrer aos relatórios automáticos. Em poucos cliques, é possível enviar o conteúdo armazenado com a identidade visual da entidade, seja para o público interno ou externo.

#3 Construa e envie e-mails em poucos cliques

Em um órgão público é primordial contar com uma plataforma de envios. Seja para enviar releases, newsletters e até mesmo e-mail marketing. No Comunique-se 360, você conta com um sistema profissional de construção envios. Em poucos cliques, construa com as próprias mãos templates profissionais para maximizar os resultados de seus comunicados. Com a tecnologia ‘Drag-and-drop’, basta selecionar os principais elementos para criar um e-mail extremamente atrativo.

Relatórios completos

Ao finalizar cada campanha, automaticamente você acompanha pela tela em tempo real as principais métricas de seus envios. Tenha acesso às taxas de abertura, de cliques, de cliques por abertura e, ainda, do pico de abertura. Faça testes A/B para ampliar seus resultados com base em dados.

Com o tempo, tenha controle sobre suas taxas médias para cada público. Compare com as médias de mercado e encontre técnicas para potencializar os resultados. Tenha controle sobre quem abriu ou não seu e-mail — para facilitar e personalizar o follow up.

Concluindo…

O Comunique-se 360 é primordial para uma comunicação completa em um órgão público. Tenha todas as ferramentas essências em uma única plataforma. Otimize tempo com as integrações e reduza os custos com inúmeros fornecedores. Maximize e potencialize os resultados com o software completo de comunicação e marketing.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”