Comunidades do interior do Oeste seguem com problemas da falta de água

A situação de escassez de chuva continua prejudicando as comunidades do interior dos municípios do Oeste de Santa Catarina. Em Concórdia, a Defesa Civil verificou aumento na demanda por transporte de água para o consumo humano e animal nas propriedades rurais.

Prefeitura disponibiliza água para consumo humano, animal e também para irrigar as plantações – Foto: Felipe Kreusch/NDTV

Em Águas de Chapecó a situação tem se agravado por conta da estiagem. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Chapecó, Wilson Antonio Zamboni, o município decretou situação de emergência ainda no dia 5 de outubro. Em Coronel Freitas a Defesa Civil também acompanha a situação de falta de água, apesar de estar controlada a situação.

Na regional de Xanxerê, de abrangência de 20 municípios, a Defesa Civil já auxiliou no transporte de água para as comunidades do interior para 13 cidades. Conforme o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, já foram distribuídos mais de 14 milhões de litros de água na região da Coredec Xanxerê.

Somente neste mês de outubro, a Defesa Civil de Xanxerê já contabilizou a distribuição de 872 mil litros de água para as cidades. Dessas, Xanxerê foi o município que mais precisou de apoio para atender as famílias, seguido de Coronel Martins, Abelardo Luz e São Domingos.

Dados mostram quais os municípios que foram atendidos por conta da falta de água – Foto: Defesa Civil

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa, a chuva não será significativa neste mês de outubro, ficando abaixo da média histórica. Para os próximos 15 dias, não haverá acumulados de chuva, o que faz com que os municípios continuem em alerta para o racionamento de água.

Ainda, segundo Correa, há previsão de acumulados de chuva para o mês de outubro em torno dos 80 milímetros, com mais intensidade entre os dias 25 a 31 de outubro.

“Há possibilidade de pancadas de chuva no domingo (17) e na outra semana entre os dias 23 e 24. A chuva será mal distribuída e as temperaturas continuam elevadas até o final do mês de outubro. Apesar disso, não teremos acumulados de chuva”, comenta o meteorologista.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”